Top 10 videojogos de 2009!

Mais vale tarde que nunca. Durante esta semana vou fazer as minhas listas de preferências de 2009 de jogos e filmes. Mais tarde virão os da década. Para começar é o meu top 10 de videojogos de 2009.

*O Top foi entretanto actualizado em 5/1/2011 para dar entrada ao Uncharted 2*

10- Borderlands

Pode não parecer nada de muito especial, mas bolas é um vicio desgraçado, e acima de tudo, muito divertido.



9- Zeno Clash

Foi uma excelente surpresa, quem diria que meia dúzia de gatos pingados no Chile fariam um jogo destes. Tem um dos ambientes mais surreais que já vi num jogo, inspirados nas pinturas do renascentista Hieronymus Bosch e no ilustrador John Blanche. Para além disso, este first-person brawler tem um dos melhores sistemas de combate corpo a corpo num jogo de primeira pessoa. Ah e têm o vilão com o nome mais estupidamente estranho de sempre. Father-Mother😀


8- The Secret of Monkey Island: Special Edition

Provavelmente é o melhor jogo desta lista, e deveria estar em 1º lugar, mas é injusto coloca-lo mais em cima porque é uma reedição. Os aspectos brilhantes do jogo foram feitos há 20 anos atrás. Mas o excelente voice acting, musica e visuais são mais valias para um dos maiores clássicos desta jovem industria.



7- Empire: Total War

É o Total War mais épico, mais vasto e mais completo de sempre. Contém os bugs da praxe, mas tirando isso é tecnicamente irrepreensível. O período histórico que representa pode afastar alguns interessados, no entanto é fielmente histórico, tal como se espera dum Total War. É pena que tenha saído uma sequela exactamente um ano depois, colocando em duvida o futuro suporte do jogo, já parecem a Valve que est… oh as piadas do Left4Dead 2 já passaram de moda😦



6- Left 4 Dead 2

Olha quem está aqui… Estive bastante tempo de relações cortadas, mas quando dei o braço a torcer e finalmente o joguei tive que admitir que é um excelente jogo (como é habito) da Valve.



5- S.T.A.L.K.E.R. Call of Pripyat

Não estava neste top, iria entrar no de 2010, mas a verdade é que originalmente saiu em 2009 em alguns países de leste. É a terceira incursão da série mais atmosférica de sempre, e uma grande melhoria em relação ao Clear Sky.



4- Uncharted 2: Among Thieves

Uma entrada tardia. Esteve quase a entrar para terceiro, mas a torrente de combate frustrante e uma história demasiado semelhante ao primeiro Uncharted relegou-o para quarto lugar.  Mas é sem dúvidas um excelente jogo.



3- Batman: Arkham Asylum

Enorme surpresa, estava à espera de lixo, mas saiu um excelente jogo. Deu-me vontade de pesquisar e conhecer mais sobre o universo do Batman do qual não sou particularmente grande fã, e não é fácil um jogo ter esse impacto em mim. E o Joker do Mark Hamill está fantástico, pena é que nos últimos 5 minutos lembraram-no que estava num videojogo e portanto teria de se transformar num vilão cliché, numa boss fight cliché



2- Machinarium

Que posso dizer…? É uma ode às aventuras gráficas. Todos os elementos clássicos de como se deve fazer uma grande aventura point n click (e que poucos developers parecem se lembrar) estão lá e mostra-os com orgulho, sem medo da canalhada moderna que não suportam pensar por si próprios. É um clássico instantâneo dentro do género. Ah e o protagonista robot é super fofinho, o que num ser metálico é obra e nunca visto. Hum? O quê? Ah sim o Wall-E…



1- Dragon Age: Origins

Yep, o Dragon Age é o meu jogo favorito de 2009. É um gigantesco RPG dono de uma narrativa de excelente qualidade, personagens memoráveis com os quais ganhamos um forte afecto e uma longa série de decisões que realmente afectam a nossa história. É um regresso aos velhos tempos e um grito da Bioware à industria: “Os RPG mais nicho também conseguem ser populares hoje em dia!”… Basta terem trailers com música da treta do Marilyn Manson….😦

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: