Top 10 filmes de 2009

Hoje é a vez dos meus filmes favoritos de 2009. Houve muita coisa que queria ver e infelizmente ainda não tive oportunidade e que talvez até poderia entrar aqui no top, mas isto tem de ser feito, por isso… e não, não gostei do Benjamim Button, larguem-me!

Ah, e isto é de acordo com as datas de estreia cá em Portugal.

*Este top foi actualizado em 2/7/2010 para dar entrada ao (500) Days with Summer*



10- Milk – Gus Van Sant

Tem a melhor interpretação do ano, o Sean Penn arrasa. O estilo quase documental do Gus Van Sant ajuda a entrar num período muito particular como eram os anos 70, uma época carregada de lutas e tensões sociais.

O filme é originalmente de 2008, estreou cá apenas em 2009.



9- Zombieland – Ruben Fleischer

Quem for ver a palavra fucking awesome ao dicionário certamente encontrará lá a palavra Zombieland. É um hino à subcultura zombie, que a homenageia mas cria igualmente a sua própria mitologia e um universo muito próprio.



8- District 9 – Neill Blomkamp

2009 foi um bom ano para a sci-fi e o Distrito 9 é uma prova disso. É um filme que começa num tom cómico e até jocoso, mas que sem darmos por isso transforma-se num filme sério sobre o que é ser humano, sem cair no ridículo. E Van der Merwe é um dos heróis de acção mais invulgares de sempre, um verdadeiro Gordon Freeman do cinema.



7- (500) Days of Summer – Marc Webb

É uma entrada tardia, já o vi depois do top estar feito mas merece entrar, é um excelente filme, e uma imagem diferente das tradicionais comédias românticas.



6- Up – Pete Docter

É isso… vou dizer… a introdução do Up é das coisas mais bonitas que já vi no cinema, os meus olhos humedeceram *snip*mesmo não tendo a experiência de vida para me identificar com o Carl Fredricksen, fiquei emocionado. Só é pena que o resto do filme não esteja à altura desses minutos iniciais, mas não deixa de ser bom.



5- Gran Torino – Clint Eastwood

Foi a despedida do Clint Eastwood como actor, e é também uma despedida dos Harry Callahan’s desta vida. E que despedida! Só foi pena o rapazito chinês esteve tão mal que nem a TVI o quereria para os Morangos com Açúcar.

O filme é originalmente de 2008, estreou cá apenas em 2009.



4- Slumdog Millionaire –  Danny Boyle

É o feel good movie do ano. Aquela meia hora final é estupidamente cativante e elevadora, é impossível não gritar para a tela “É o Aramis, Jamal!!!1!”, e no final do filme estamos genuinamente felizes pelo final feliz e saímos do cinema de sorriso parvo na cara. Ah e não é todos os dias que podemos ver o Di Maria num filme. A sério, eles são iguais.

O filme é originalmente de 2008, estreou cá apenas em 2009.



3- Revolutionary Road – Sam Mendes

Este é o oposto do Slumdog Millionaire, saímos do cinema completamente esmagados pelo desfecho trágico da relação entre o casal protagonista. Ajuda muito que esses protagonistas sejam dois dos melhores actores da sua geração, Kate Winslet e Leonardo DiCaprio. E foi graças a este filme que assistimos a uma das maiores injustiças e “roubalheiras” dos últimos tempos nos Oscares.

O filme é originalmente de 2008, estreou cá apenas em 2009.



2- Inglourious Basterds – Quentin Tarantino

Ah… Mélanie Laurent… Não é o melhor filme do Tarantino, mas mesmo assim é um dos melhores do ano. Thats how good he is. Se tivesse, tirava o chapéu a todo o elenco (brilhantes, todos eles) mas ao Christoph Waltz tiro o meu escalpe.



1- Lät Den Ratte Komme In – Tomas Alfredson

Et voilá! O meu filme preferido é nada mais nada menos que a obra de terror sueca que mostrou como se deve fazer um filme realista sobre vampiros (olá Crepúsculo, tudo bem?). As duas crianças estão ridiculamente espectaculares, e por incrível que pareça já vai haver um remake americano…

O filme é originalmente de 2008, estreou cá apenas em 2009.

Comments
2 Responses to “Top 10 filmes de 2009”
  1. Humm… Irmãos Bloom! Podia ter ido a uma antestreia do filme e passei… shame on me.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: