Top 20 jogos dos anos 00

Finalmente os meus jogos favoritos da década passada. Porquê 20? Porque não? Ah e o que conta é a data em que os jogos foram publicados inicialmente, por isso jogos como o The Longest Journey contam como 1999 e não 2000. Como sempre se eventualmente jogar um jogo que mereça figurar aqui irei editar o top.

20- Grand Theft Auto 3 – 2001

Foi muito difícil escolher qual dos GTA entraria neste top, gosto de todos eles. Do realismo do GTA IV, da liberdade do San Andreas e da atmosfera do Vice City. Mas decidi-me pelo GTA3, o impacto que me causou na altura do seu lançamento foi enorme e as horas que passei em Liberty City foram… muitas.

19- Rome: Total War – 2004

É o melhor Total War de sempre, o primeiro a adoptar um motor de jogo completamente em 3D, Rome apresenta-nos o período romano e dá-nos um twist a meio da campanha que o tornam num dos melhores jogos de estratégia de todos os tempos.

18- Prince of Persia: The Sands of Time – 2003

É o melhor Prince of Persia de sempre! E teve a participação do grande Jordan Mechner que ajudou a desenvolver a narrativa do jogo.

17- Dreamfall: The Longest Journey – 2006

Sequela dum dos meus jogos favoritos de sempre, Dreamfall teve um grande problema. Tem uma narrativa estupenda, mas como jogo é bastante fraco, fruto das mecânicas “consolizadas” que Ragnar Tornquist desenvolveu para esta sequela. Mesmo depois de todos sabermos que jogos de PC desenvolvidos a pensar para consolas NUNCA resultam.

16- Still Life – 2005

Still Life conseguiu misturar uma temática que muito gosto (policial) com um ambiente muito próprio, uma protagonista memorável, e uma das cenas mais emocionalmente poderosas que tive oportunidade de assistir. Para além dum monumental cliffhanger estragado pela péssima sequela.

15- rFactor – 2005

O simulador automóvel que abraçou os mods e a sua comunidade. É um dos simuladores mais realistas e com maior variedade de automóveis e competições e também um dos jogos que mais joguei.

14- Silent Hill 2 – 2001

Pode não ser tão assustador como o 1º ou 3º Silent Hill, mas não fica assim tão longe. Em contrapartida tem a melhor história e atmosfera da saga Silent Hill e um final muito emotivo.

13- Max Payne 2: The Fall of Max Payne – 2003

Embora não tenha tido o mesmo impacto do seu predecessor, Max Payne 2 fechou a história de forma magistral com uma viagem aos recantos da loucura do Max. A relação com a Mona Sax foi um excelente dínamo nesta história.

12- Mass Effect – 2007

Já muito falei sobre a sequela (que não é desta década, logo não conta para esta lista) mas o original continua a ser um dos meus favoritos e em alguns aspectos ainda é superior à sequela.

11- S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl – 2007

Uatse âp bro? Também já falei sobre a ultima expansão. É um dos jogos mais imersivos e atmosféricos de sempre, e também um dos jogos com mais bugs.

10- Dragon Age: Origins – 2009

Foi o ultimo grande jogão da década (Uncharted 2 que vá dar banho ao cão), e o meu GOTY de 2009. É um jogo que fui sem grandes expectativas e saí de lá completamente siderado pela história, personagens e combate extremamente divertido. Review do jogo,  e expansão.

9- The Witcher – 2007

Outro RPG que fui sem qualquer expectativa. Fantástico mundo inspirado nos livros do polaco Andrzej Sapkowski, é um mundo de fantasia negro, adulto e com muitas similaridades com a nossa sociedade moderna. E é sempre giro coleccionar conquistas sexuais.

8- Beyond Good & Evil – 2003

Já o descobri bastante tarde, mas foi amor à primeira vista. É impossível resistir aos encantos do grupo de heróis, Jade, Pey’j e Double H. ‘Carlson and Peters!’

7- Europa Universalis III – 2007

Também conhecido por Vício Universalis. É realmente um jogo super viciante e ao mesmo tempo uma excelente lição de história. Joguei mais o Europa Universalis 2, mas o 3 é de longe o mais completo.

6- The Operative: No One Lives Forever – 2000

Outro jogo que descobri tarde, e bendito dia que o descobri. É o meu FPS favorito fora da esfera da Valve e uma excelente homenagem e paródia ao universo oo7 e aos anos 60. E não é todos os dias que podemos ver uma arrebatadora, maravilhosa e emotiva relação de amor entre um henchman e a sua… cabra. Ah e tem a theme song mais awesome de todo o sempre.

5- Mafia: The City of Lost Heaven – 2002

Excelente história e um dos settings mais cativantes que joguei. Tem muitas influências dos filmes clássicos de gangsters e épicas perseguições a 3o km/h!!



4- Max Payne – 2001

Saiam da frente, eu vou dizer! Max Payne é o melhor jogo de acção pura desde a criação do mundo! Está dito! Tira muita inspiração de John Woo e do Film Noir. Trouxe a moda do bullet time para o mundo dos videojogos.

3- Star Wars: Knights of the Old Republic – 2003

Quem diria! 3º jogo da Bioware nesta lista, ou seja, mais jogos que a Valve! Escândalo! Ultraje! O jogo ganha muito por causa do universo Star Wars que gosto muito. É daqueles jogos que basta falar dele que me dá logo vontade de o instalar de novo. *abre steam, instala KOTOR*

2- Portal – 2007

This was a triumph, i’m making a note here. Huge success! 2º lugar… nada mau! Já disse tudo o que tinha a dizer sobre Portal.

1- Half-Life 2 – 2004

É o meu 2º jogo favorito de sempre, apenas ultrapassado pelo seu predecessor, logo é natural que apareça aqui em 1º lugar. É tão bom que 6 anos depois quase todos os FPS que entretanto saíram pouco mais são que lodo mal cheiroso em comparação. Englobo os episódios, logo ainda é work in progress.

Comments
One Response to “Top 20 jogos dos anos 00”
  1. João Mealha diz:

    Uau…não joguei um único desses jogos até ao fim.How lame am I?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: