O final de Lost

Depois do final de Ashes to Ashes, ontem foi o momento da 2ª despedida da semana, finalmente terminou o Lost. Os spoilers encontram-se no ultimo parágrafo.

Primeiro que tudo deixem-me descrever a minha relação com Lost durante estes 6 anos. Amei e devorei as três primeiras temporadas (especialmente as duas primeiras), nesse período estive fascinado com a sua mitologia e pesquisava por essa net fora todos os sinais, teorias e pistas que cada episódio dava, aliás a meu ver o brilhante final da 3ª temporada foi o apogeu da série. Na 4ª e 5ª temporada fui perdendo gradualmente algum do interesse, deixei de seguir religiosamente todos os sinais e via cada episódio só pela experiência que proporcionava. A qualidade decresceu gradualmente a cada temporada que passava de tal forma que durante a 6ª e derradeira temporada perdi o interesse e deixei de seguir a série durante umas semanas por puro desinteresse. Por esta altura já não fazia o mínimo esforço para perceber a história (tinha de preservar a minha sanidade mental) eram demasiadas as pontas que  eu não entendia ou já me tinha esquecido com o tempo. Mas como já faltava tão pouco para terminar fiz um esforço para me pôr rapidamente a par dos episódios que entretanto tinha perdido. Na minha opinião esta 6ª temporada foi uma das piores da série e segui-a quase por obrigação. Chegamos então ao grande final de ontem à noite.

Preparei-me para colocar as expectativas o mais baixas possível (tal como tentei sem sucesso com o Ashes to Ashes), mentalizei-me que muitas coisas não seriam respondidas e “caguei” para grande parte da história e ligações com o passado da série, era a única forma de não sair completamente esmagado pela desilusão inevitável. Acho que é algo que todos deveriam tentar fazer antes de ver este episódio.

Aconteceu-me uma coisa durante este final que não me lembro de ter acontecido muitas vezes a ver uma série de tv (e muitas delas superiores ao Lost), chorei. Caíram lágrimas num misto de sentimentos durante aqueles 15 minutos finais. É naquela altura que me apercebi o quão estava ligado com aquelas personagens, mesmo as que já as tinha posto de lado pelo gradual desinteresse na série, aquele reencontro final despertou todas as lembranças e memórias de 6 anos de Lost, exactamente da mesma forma como cada um deles se ia relembrando dos momentos passados entre si na ilha. Para além de todas as personagens também todos os espectadores e fãs estavam reunidos naquela igreja, foi um emotivo momento de reunião e despedida a algo que reuniu tantos durante 6 anos.

Ok, esta é a minha parte emocional a falar, e tenho a noção que caí que nem um patinho na intrincada armadilha emocional que os criadores armaram, era precisamente esta resposta que eles queriam despertar no espectador de forma a que nós ignorássemos e esquecêssemos os pontos fracos do episódio e da série. O constante uso de flashbacks, o uso abusivo da câmara lenta, o ultimo momento do Jack na ilha, a reunião do elenco, e até o aparecimento do Vincent (os animais ajudam sempre a tirar mais uma lágrima) no final foram tudo instrumentos para que o espectador colocasse de parte  a parte racional e se focasse na emocional. Fui completamente manipulado, mas não me importo, gostei de o ser.

Agora a minha parte racional. Gostei do desfecho? Por acaso sim, achei um final decente para a série, e à boa moda de Lost vai continuar a despertar discussões e teorias sobre o seu significado. Vou ser sincero, há muita coisa que não tenho respostas, ou porque me esqueci de elementos importantes com o passar do tempo, ou porque simplesmente não foram respondidas e/ou não percebi. E sei que não sou o único, e é completamente compreensível que muitas pessoas se sintam desiludidas e enganadas. Mas como disse anteriormente, tive de colocar de parte esses sentimentos e expectativas se quisesse desfrutar deste final. Pode ser cobarde da minha parte mas é assim que me sinto melhor em relação ao Lost. Podem falar mal da série e descascar os inúmeros plot holes (e há vários) à minha frente que eu não vou refutar as vossas afirmações e se calhar estão correctos, mas para mim este foi um final reconciliatório e perfeitamente à altura da série.

Esta foi a reacção ainda meio a quente, e ainda sem ter tido um grande período de reflexão por detrás. As minhas palavras finais limitam-se a isto: Não levem a série muito a peito… é só uma série (diz isto o gajo que chorou lol) e mentalizem-se que embora o Lost tenha muitas falhas, foi uma série que marcou a história da televisão e que acabaram de presenciar um momento especial na cultura popular moderna.

Resta-me agradecer a todos os envolvidos na criação do Lost.

PS: Já agora quem ganhou no confronto entre finais de Lost e Ashes to Ashes? O Lost teve um maior impacto emocional, a série britânica um maior impacto racional, a sua história teve muito mais sentido. Agora estou órfão de séries 😦

Edit: SPOILERS Pronto há gente a perguntar pela minha interpretação do final e muitas visitas chegaram cá através de motores de busca precisamente à procura disso. A forma como vi o final basicamente resume-se a isto: Ao contrário do que se pensava, a realidade alternativa não foi criada com a explosão da bomba no final da temporada passada. A única consequência da explosão foi leva-los para o presente. Essa realidade paralela é nada mais nada menos que um mundo metafisico criado involuntariamente pelos sobreviventes. Chamem-lhe um purgatório se quiserem, um local onde cada um deles foi após a sua morte para que tivessem uma ultima oportunidade de ultrapassar os seus problemas e reencontrar todos os colegas da ilha, e poderem descansar em paz. (Ashes to Ashes anyone? :D) Sim deve ser um final chato para quem queria uma explicação simplesmente baseada na ciência sem intromissão de elementos sobrenaturais. mas comon… eles viam fantasmas de pessoas, isto seria minimamente expectável.

A ilha, ao contrário do que muitos dizem era de facto real. Os que embarcaram no avião sobreviveram (uns dizem que as imagens finais dizem que o avião caiu mas é tretas) Hurley e Ben ficaram a tomar conta da ilha (Hurley como o novo Jacob), Jack morreu no final. FIM!

Comments
8 Responses to “O final de Lost”
  1. Eu gostei e vou ser daqueles que vai defender o final como algo para terminar a história e a caminhada das personagens e não como última hipótese de responder a questões que, se formos a ver, não precisam de ter resposta directa, deixando espaço para teorias, discussões e debates sobre tais mistérios. Devo dizer ainda que as questões mais importantes já tiveram resposta em episódios anteriores. Este último serviu mesmo para terminar a história, mostrar confronto final e como despedida das personagens que tão bem acabámos por conhecer a adorar.

  2. Denise Nievelstein diz:

    Se como voce diz, a ilha era real, quando foi que os personagens que la estavam morreram? Se como voce disse, os que embarcaram no aviao sobreviveram, como pode eles estarem mortos, pois estavam no encontro na igreja e na igreja soh estavam os que morreram? Se Hugo e Ben ficaram tomando conta da ilha, nao estavam mortos? Mas eles tambem estavam na igreja, sendo que Ben decidiu nao entrar, mas Hugo sim.
    A realidade paralela que eles viveram foi depois de cada um ter morrido na ilha? Todas as interpretacoes que leio, nao vejo muito fundamento. Acredito que os que os escritores se perderam a partir da quinta temporada e a cada episodio se perdiam mais, nao tendo mais respostas para os infinitos misterios que colocaram na serie. No final, depois de saberem mais o que fazer, resolveram matar todos.

  3. Olá Denise.

    Segundo a minha interpretação, todos os presentes na igreja estavam mortos. Mas isso não significa que tenham morrido na ilha, ou no período de tempo da série. Simplesmente morreram, uns na ilha antes do Jack, outros depois, outros fora da ilha, alguns quem sabe de velhice em casa. O importante é que morreram.

    O Ben não entrou certamente porque ainda não estava pronto para seguir em frente, ele ainda tem muita coisa para ultrapassar, em especial o seu sentimento de culpa em relação à morte da filha.

    A realidade paralela não é gerida pelas nossas noções de espaço e tempo, é uma realidade criada pela memória colectiva dos que estavam na ilha porque aqueles momentos foram extremamente marcantes na vida de todos eles.

    Mas isto é apenas a minha interpretação como é óbvio.

  4. JOEL FLOSA diz:

    Ola acabei de ver a serie toda em 3 semanas por isso lembro-me dos pormenores todinhos,chego a conclusao que a tua interpretaçao do que aconteceu e a mais logica,mas esta mais que provado que a partir da 4 serie os realizadores perderam-se por completo e a partir dai foi fazer render o peixe deixando os espectadores cada vez mais baralhados e ao mesmo tempo mais curiosos por um final logico.para mim foi uma das melhores serie que ja vi so mesmo tendo pecado pelo final que nao gostei.pois se era para juntar todos os mortos da serie faltaram la muitos.

  5. Concordo consigo Joel, de facto o sentimento que fica, meses após o final e vendo as coisas de forma distante é que de facto a série entrou por caminhos tão complicados que acabou por não conseguir se desenvencilhar nas temporadas finais.

    E acho que os criadores tinham noção disso, por isso é que apostaram tudo no lado emotivo de forma a que o espectador não se apercebesse disso imediatamente. E acabou por resultar de certa forma porque o que a maioria se lembra do final são precisamente os minutos finais onde muitas lágrimas foram derramadas 😀

  6. JOEL FLOSA diz:

    Há muitas perguntas que apesar de não terem,tido as respostas a nossa imaginação pode dar algumas vou dar aqui alguns exemplos:a estatua e o templo quem a construio a minha imaginação diz que provalvelmente foi um povo que por la viveu.
    O urso polar na minha imaginação diz-me que foi parar ao deserto por acaso tipo ter entrado dentro da gruta e la ter feito deslocar a roda do tempo.
    Porque o pai do Jack não se encontrava no caixão,provalvelmente caio dele quando da queda do avião ou seja o caixão foi para a um sitio eles encontraram e o corpo a outro que nunca deram com ele, a ilha era tão grande !!!!
    A bomba de juliet na minha imaginação foi para os trazer de volta a ao presente mas no passado não aconteceu nada visto eles terem construído na mesma a escoltilha.
    Porque as mulheres não conseguiam engravidar na ilha? A minha imaginação diz-me que por a ilha ter uma tão grande percentagem de magnetismo.
    Isto são algumas perguntas que a nossa imaginação pode ajudar a resolver, agora
    Agora algumas perguntas que tinham mesmo que ser respondidas e não foram
    : Como a Iniciativa Dharma descobririo a Ilha?
    Como Jacob saia da ilha e voltava?
    Quando estavam fora da ilha, Jack viu seu pai aquilo não podia ser o fumo negro ja que não podia sair da ilha ,então quem era já que fantasmas so Hugo via ?
    Porque as crianças foram raptadas ao inicio?
    Se Walt era especial porque foi banido praticamente da serie e porque que era especial?
    Como ficou tao milionário widemore ?
    Que raio fazia a ilha debaixo de agua no começo de uma das temporadas?
    De onde vinha a comida da dharma?
    Como o ben sabia da historia de todos os passageiros ,incluindo que sawyer tinha matado um homem na Austrália?
    Quais são as “regras” que Ben diz que Widmore quebrou ao matar Alex?
    Porquê Radzinski resolveu desenhar aquele mapa oculto na blastdoor da estação SWAN?
    Porque Sun foi a única dos Six separada no tempo?

  7. Yanca Gomes diz:

    Deu para perceber que quando o avião se despedaçou no ar todos morrerram!Mas o que estava na ilha eram as almas de jack katy said e etc.Tinham o objetivo de salvar a ilha das mãos da “fumaça preta” ou o “monstro” segundo Jacob.Se o avião não tivesse se despedaçado eles não teriam caído naquele troço chamado de ilha e as trevas dominariam o mundo dos VIVOS!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: