Prince of Persia: The Sands of Time [2003]

Depois de falar da versão de 2008 e do original, hoje é a vez do jogo que serve de inspiração ao filme. Falo é claro do Prince of Persia: The Sands of Time

É um dos jogos que entrou no meu top da década. É de longe o ponto alto da série e curiosamente (ou não) o único Prince of Persia que Jordan Mechner esteve activamente envolvido depois do salto para o 3D.

E acho que o jogo reflecte isso mesmo. Ênfase na história e nas personagens, bom diálogo e boa escrita, basta ver os jogos seguintes na série onde Mechner tão tocou para ver os níveis qualitativos a baixar a pique. O grande destaque é o controlo do tempo através da adaga do tempo. Gosto muito Príncipe e da Farah e da relação entre eles, inicialmente ele é um pouco arrogante, mas vai mudando ao longo do jogo e no final é impossível não ficar rendido à relação deles. E isso é essencial para o impacto da parte final da história, final esse muito bom, muito bem pensado e executado.

As sequências de plataforma são excelentes, claramente inspiradas pelo ICO (e inspirou posteriormente os Tomb Raider da Crystal) o combate é muito desafiante, às vezes frustrante, mas tem um aspecto táctico resultante dos poderes da adaga que o torna gratificante.

É completamente obrigatório, é o meu Prince of Persia favorito e aconselho a todos os que gostam do género. Já as sequelas nem por isso, o Sands of Time funciona bem isoladamente por isso podem-nas ignorar.

Já agora, para quem o jogou, vale a pena relembrar o final. Muito bom! Spoilers

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