Grand Prix 4 [2002]

Há uns tempos falei do seu predecessor, o Grand Prix 3 que acabou por ser a minha porta de entrada nos simuladores, no entanto foi com o derradeiro jogo da série de Geoff Crammond que entrei em força dentro do mundo fascinante dos simuladores de corridas.

Eu gostei e joguei muito o Grande Prix 3, mas no fundo acabava por ser um jogador casual. Foi só com o 4º jogo que comecei a entrar dentro das comunidades entusiastas e a prestar atenção aos seus mods e espírito de camaradagem que existia entre jogadores de Grand Prix 4. Ajudou o facto de ter tido internet pela primeira vez  por esta altura e como tal foi um novo mundo que surgiu à minha frente. Até porque foi o Grand Prix 4 que permitiu que eu tenha descoberto mais tarde o F1 Challenge 99 – 02 da ISI e consequentemente o rFactor que jogo actualmente.

O jogo em si era um portento técnico, e claramente o simulador de F1 moderna (excluo portanto o Grand Prix Legends) mais realista do mercado. Alguns aspectos como a IA e as condições climatéricas ainda são do melhor que temos actualmente no mercado. As pistas eram extremamente fieis (foi usado o GPS como forma de captura, algo quase único na altura) de tal forma que muitas das versões mais competentes dessas pistas actualmente ainda são conversões das do Grand Prix 4. A época representada era a de 2001, mas a fantástica comunidade mantinha (e ainda mantêm) o jogo actualizado a cada época, o que tornava a longevidade do jogo muito maior.

É um simulador do qual retenho muitas boas memórias e será sempre um dos maiores marcos da minha vida de jogador.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: