Das Leben der Anderen – As Vidas dos Outros [2006]

Ah maldição! Este calor não é nada convidativo para ficar a ver filmes, que desconforto… Mas a minha missão de ver um filme por noite continua de pé! Hoje calhou o oscarizado As Vidas dos Outros.

Faz sentido a escolha de hoje, é um perfeito complemento ao filme de ontem Adeus, Lenine!. Se este ultimo era um retrato mais leve e cómico da RDA, As Vidas dos Outros mostra um lado mais negro e realista da Alemanha de leste e do estado repressivo e controlador encabeçado pela Stasi, a policia secreta alemã.

O mais interessante neste filme é o comportamento do protagonista, um frio e imperturbável espião/informador que tem como missão espiar um escritor suspeito através de escutas. Pouco a pouco e de forma gradual enquanto espia a vida do tal escritor ele vai-se questionando e fica sem certezas se está a fazer o que é correcto. As suas duvidas morais entram em conflito com a sua lealdade ao partido e à sua profissão. A certa altura ele acaba por, aos poucos, ajudar o escritor mas sempre nos bastidores e sem nunca se revelar. Ele torna-se praticamente um Big Brother, ou um jogador de Sims da vida real em que as suas acções determinam o futuro dessas pessoas.

É muito interessante mergulhar na década de 80 dum país que mudou tanto em tão pouco tempo, hoje em dia até custa a acreditar que aquela Alemanha existiu (embora  hoje em dia, mesmo com a unificação ainda haja diferenças enormes entre os diferentes territórios), e em certas alturas quase parece que estamos a ver uma versão do 1984 do Orwell. Tal como no Adeus, Lenine!, As Vidas dos Outros é um excelente documento histórico duma época tão tumultuosa que ajudou a moldar o mundo actual.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: