From Russia With Love – Ordem para matar [1963]

Segundo filme da maratona, e mais um dos meus favoritos. É um filme que acaba por marcar o fim do estilo iniciado no Dr. No e que o Goldfinger veio mudar de forma definitiva um ano mais tarde.

De facto, From Russia With Love mantêm o mesmo estilo do seu antecessor, pausado, discreto e subtil, no entanto melhorou e muito o ritmo inconstante do primeiro, há agora muitos menos momentos mortos e irrelevantes. É um Dr. No mais refinado e de maior qualidade, e um excelente filme de espionagem que retrata bem as tensões e os jogos políticos vividos durante a guerra fria.

O Sean Connery continua excelente e está agora rodeado dum melhor elenco. Daniela Bianchi é a bond girl de serviço, bonita mas fraquinha em termos interpretativos, no entanto a personagem dela tem bastante potencial, pena que não tivesse sido aproveitado. Nos vilões tenho que destacar a Rosa Klebb  (Lotte Lenya) que é simplesmente fenomenal, aparece pouco mas nunca passa despercebida, a sua ultima cena disfarçada de empregada de limpezas é fantástica.

Os momentos de tensão quase “hitchcockianos” estão muito bem montados e atingem o auge durante a viagem no expresso oriente (e eu que sou fã desse comboio) em especial no brilhante confronto final entre Bond e Grant.

Gosto da forma como o desfecho evita cair nos mesmo clichés típicos da saga com uma grande cena de pancadaria, tiros e explosões dentro do covil secreto do vilão. É muito mais discreto e realista e espelha bem o tom empregue durante todo o filme.

É portanto um bom filme, talvez um dos melhores da saga, e sempre foi um dos meus favoritos (pelo menos dos que vi) e que entra facilmente no meu top 3.

Comments
One Response to “From Russia With Love – Ordem para matar [1963]”
  1. A luta de Bond e Grant no comboio é, na minha opinião, uma das melhores lutas de sempre. Simplesmente brutal.
    O filme é extremamente bom e um dos melhores da saga. Grande Connery! Pena é a Bond Girl, realmente. Um clássico!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: