Live and Let Die – Vive e deixa morrer [1973]

Primeiro filme da era Moore, deve ser dos que vi mais vezes, não porque goste, mas porque passava muitas vezes na televisão.

Este filme tem a particularidade de ser um dos 007 cuja temática mais se afasta do que se espera ver num filme bond. Não sei bem o que se passou na altura, mas Live and Let Die é de longe o 007 menos… 007 da série, podia ter outro nome e outro herói que resultava exactamente da mesma forma. É centrado na temática do voodoo, com muitas influências blaxploitation dos anos 70 (aliás o filme respira anos 70 por todos os poros) e muito americanizado. É mais uma etapa no espelho da evolução do cinema da segunda metade do século XX, que é algo que a saga 007 faz tão bem. Cada filme segue estilos e influências da época em que foram feitos e é giro ver as coisas a evoluir a cada filme. Embora tenha os seus momentos mais chatos (a perseguição de barco demorou eternidades…) acaba por ser um filme que se vê bem mas é bastante fraquinho, no entanto nunca chega ao ponto de ser insultuoso como o Diamonds are Forever.

O Roger Moore está competente, vê-se que ainda está a apalpar terreno e a construir a sua própria personagem, mas ainda vai crescer. A Dra. Quinn era engraçadinha em miúda, mas a sua Solitaire é bastante insossa e demasiado inocente e frágil. O Kananga é um vilão bem diferente do que nos vinham a habituar, e até nem o achei mau de todo, teve no entanto a morte mais ridícula de todo o sempre. Ridículo é também o “comic relief” do filme, ou seja o xerife… sempre que ele aparece (e ainda vai aparecer) eu morro um pouquinho por dentro.

Esta foi a primeira vez que vi o filme depois de ter jogado o Gabriel Knight: Sins of the Fathers, que partilha a mesma temática. Foi engraçado ver alguns deja vu e similaridades, só é pena que o filme não tenha passado mais tempo em Nova Orleães.

Proxima paragem, Christopher Lee e o seu 3º mamilo. É um dos meus guilty pleasures… o filme, não os mamilos do Christopher Lee.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: