Inception – A Origem [2010]

Aha! Já desististe da maratona Bond! Nem conseguiste chegar a metade dos filmes! És um miserável! Sacana! Fracote! Sim é verdade, ontem quebrei a promessa de um Bond por noite, mas foi por uma boa causa, fui ver o Inception!

Já há muito tempo que não estava tão ansioso por um filme, a espera por Inception superou até o enorme hype que o Avatar me provocou no ano passado. E nem sei bem porquê… Sim, gosto dos filmes do Nolan, mas isso não justifica o hype. Sim, o elenco é fantástico e tem dois dos meus actores favoritos (DiCaprio e Marion Cotillard… já agora é mais que oficial, a Marion é a actriz mais bonita da actualidade) e dois dos jovens actores que mais aposto para o futuro (Gordon-Levitt e Ellen Page) mas… não sou uma pessoa influenciável por actores (sou mais por realizadores) por isso também não é por aí. Sim, adoro sci-fi, mas os últimos tempos até têm sido ricos em sci-fi de boa qualidade. Então porquê esta expectativa tão alta?

É possível que seja uma mistura de todos este factores em junção com a (excelente) promoção e marketing que Inception teve à sua volta, mas a verdade é que tinha expectativas ridiculamente altas e impossíveis de serem igualadas. Tenho o exemplo do Avatar, que é um bom filme, e um bom entretenimento, mas que acabou por ficar manchado pelas expectativas estratosféricas que tinha construído à sua volta.

Mas sabem que mais? Inception superou as minhas expectativas! Sim, ainda foi melhor do que estava à espera! Eu não fiquei com o bichinho da desilusão atrás da orelha como estava à espera. O bichinho foi completamente esmagado e obliterado pela magnificência projectada pela tela de cinema. Sim, Inception is that good!

Não vou publicar spoilers, porque o filme vive muito do efeito surpresa, por isso não me vou alongar na história. Posso dizer que Inception é uma mistura de Matrix, Eternal Sunshine of the Spotless Mind com um temática inspirada por um qualquer heist movie. De Matrix retira a ideia de realidades paralelas, sendo que a matriz é aqui substituída por sonhos, do filme de Michel Gondry retira o papel que as memórias têm no nosso inconsciente e dum heist movie a premissa básica que se centra na junção duma equipa para efectuar um roubo meticulosamente planeado.

Inception é um filme que requer no mínimo um segundo visionamento, sim fui vê-lo hoje de novo, e acreditem que muita coisa que vos escapou da primeira vez, vai ser muito mais clara depois de o reverem. Mas mesmo agora, depois de dois visionamentos em menos de 24 horas, ainda há um ou dois pontos que continuam a confundir-me. Mas a verdade é que o Nolan explica-nos tudo ao longo do filme, o que num filme destes onde tudo é novo para o espectador pode ser demasiado pesado para alguns. Há muitos termos estranhos, muita linguagem técnica e muita exposição (necessária e inevitável) que acaba por baralhar alguns e não deixam o espectador respirar para pensar.

Mas, goste-se ou não deste filme, a verdade é que é inteligente, provocador e trata o espectador, não como um recipiente para despejar filme, mas pelo contrário, coloca-lhe questões e incentiva-o a pensar e a procurar respostas. Só por isso já vale a pena ir ao cinema.

Fantástico filme, o melhor do ano até agora e vai ser certamente um clássico intemporal da ficção cientifica.

E sim a maratona Bond vai continuar.

Comments
One Response to “Inception – A Origem [2010]”
  1. Épa, o Inception está visto! O único defeito (não do filme) é que ainda não está visto pela segunda vez.
    Brilhante, inteligente, espectacular… não há palavras. O filme do ano! Tudo perfeito e bem colocado no lugar. Não há palavras! Não há!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: