For Your Eyes Only – Missão ultra-secreta [1981]

Depois da pequena (e refrescante) pausa francesa, Bond está de volta. For Your Eyes Only marca o início da segunda metade da minha maratona e o inicio de mais uma década.

Já falei algumas vezes sobre a forma como a série 007 acompanha as tendências do cinema com o passar dos anos, e este filme é o primeiro Bond a mostrar uma clara influência nos anos 80, desde a moda, música e o tom geral do filme. Às vezes só faltava aparecer o Gene Hunt lá pelo meio 😀

Devo dizer que é um filme que se vê bem, se excluirmos a ridícula sequência inicial (é tão… out of place) e a confrangedora cena final com o papagaio e a Tatcher (sem palavras…) For Your Eyes Only está perto de ser o melhor 007 da era Moore. O contraste com o Moonraker é abismal! Se o primeiro era tremendamente over the top, este é bem mais modesto e realista. Foi pena o longo capitulo em Turim que pouco trás ao filme (mais parecia uma promoção ao desporto de inverno) porque de resto o ritmo foi bom. Tenho de destacar a perseguição no 2cv (sempre disse que as perseguições automóveis mais emocionantes são as feitas por carros lentos) e a escalada ao monte grego que foi bastante original.

O Roger Moore começa a mostrar sinais de velhice, cada vez mais me parece improvável que as mulheres o achem irresistível… e ainda lhe faltam dois filmes. A bond girl está acima da média, tem uma história pessoal decente, é bonita e tem classe. O vilão é um dos mais incompetentes de todos os filmes até agora, e um dos com ambições mais terrenas.

Nunca vi o filme que se segue, Octopussy, mas pelo que dizem é bastante fraquinho, nem o fantástico titulo o safa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: