License to Kill – Licença para matar [1989]

Final de mais uma década e final da curtíssima era Dalton. A boa notícia é que só faltam seis filmes.

Já me tinham avisado que este License to Kill era um mau Bond mas um decente filme de acção. E de facto é isso mesmo, não há muito mais a dizer. Se não fosse um ou outro pormenor este poderia ser um qualquer filme de acção genérico que eram tão prolificos na década de 80. Há alguns aspectos que gostei, é bastante mais sombrio e sério que grande parte dos seus predecessores, no entanto falta-lhe uma identidade. É demasiado americanizado e o setting à volta do trafico de droga (os barões da droga eram tão populares nos anos 80) e a comunidade latina não encaixa com a ideia romântica de classe europeia que normalmente se associa à série.

O Timothy Dalton despede-se com um bom desempenho, a história de vingança possibilitou-lhe entrar em caminhos que nem sempre estão disponíveis para os outros Bond, mostrando mais impulsividade e raiva. Foi engraçado ver o Benicio del Toro tão novo e achei-o bastante assustador, bastante mais que o típico henchman. O vilão principal é o cliché barão da droga dos anos 80.

Por falar em anos 80, este é o filme 007 que mais respira as tendências da década, parece saído directamente do Miami Vice, nem sequer falta o típico sapatinho branco.

Como vou estar fora de Lisboa durante uma semana, terei de fazer uma pausa na maratona que regressará (lá para dia 20) para a recta final e os últimos seis filmes, com dois dos melhores filmes da série, Goldeneye e Casino Royale.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: