Top 10 Vilões em Videojogos

O PixelHunt ultimamente nem parece um blog de videojogos tal a inundação de cinema. Como tal está na altura de mais um top, desta vez centrado nos meus vilões favoritos em videojogos. Tentei escolher os personagens com mais sumo logo deixei de fora os Bowsers, Robotniks e companhia e claro, há certamente excelentes vilões que estão de fora porque nunca joguei os jogos que protagonizam. Mas como é hábito se no futuro eu achar que alguém merece entrar neste top irei edita-lo.




10- Natla – Série Tomb Raider

É a única antagonista da Lara (no meio de tanto vilão genérico) que ficou marcada na memória colectiva, o que é surpreendente tendo em conta o pouco tempo de antena que tem no 1º jogo, se bem que ela reaparece novamente nos jogos da Crystal Dynamics.



9- Von GlowerThe Beast Within: A Gabriel Knight Mistery

É um personagem muito dúbio, sim é o antagonista de Gabriel no jogo, mas ao mesmo tempo é extremamente magnetizante, carismático e simpático. Pode ser que seja um vilão apenas por causa da sua… maldição (não quero entrar em spoilers), mas a verdade é que ele gosta e sente prazer em ser assim.



8- Darth Malak – Star Wars Knights of the Old Republic

Sim é cliché e um pouco genérico, mas tem uma fantástica presença, um passado interessante e é quase uma homenagem ao vilão clássico. É megalómano, previsível, arrogante e vulnerável para além da mascara superficial (literalmente) que apresenta. E até tem o típico riso malévolo.



7- Dr. BreenHalf-Life 2

Simpático, afável, conselheiro, podia ser nosso avô. É esta a primeira visão do Dr. Breen num enorme televisor da City 17. Mas ele está em todo o lado, é quase omnipresente e todo poderoso e dá a cara a um brutal regime totalitário. Inspirado pela ideia do Big Brother de 1984, Dr. Breen tem algum dos melhores diálogos e qualidade narrativa desta lista.



6- SephirothFinal Fantasy VII

Já falei um pouco sobre ele quando joguei o Final Fantasy VII. A aura de medo e respeito que inspira em todos os intervenientes durante o jogo espelha bem todo o seu poder, carisma e como consegue manipular tudo o todos. Infelizmente estragaram-no durante a ultima parte do jogo.



5-Le Chuck – Série Monkey Island

Seja em espírito, zombie, demónio ou humano LeChuck está sempre presente para perseguir Guybrush e conquistar o amor de Elaine. É um vilão cómico e icónico, e é uma das figuras de destaque (e mais queridas) da série Monkey Island.



4- G-Man – Série Half-Life

Hummm… vilão? Sinceramente não sei, mas as suas motivações não podiam ser mais dúbias e o seu espírito manipulador raramente trouxe coisas boas. Acho que o facto de por vezes parecer que ajuda o jogador é o que o torna mais perturbador porque nos faz sentir manipulados.



3- GLaDOSPortal

O problema da GLaDOS é que existiu antes dela a Shodan (e antes ainda o HAL 9000…) que basicamente criou e desenvolveu a ideia de IA psicopatas em videojogos. Se bem que a GLaDOS varia um pouco por ser bem mais cómica e insegura (embora de forma involuntária) e muito mais adorável. Pode ser que com o 2º jogo ela consiga subir uns lugares.

2- Darth Traya -Star Wars Knights of the Old Republic II: The Sith Lords

É mesmo uma vilã?… ok é, mas as suas motivações não são completamente malévolas, ela só quer a existência para além da Força. É uma personagem que se movimenta entre a luz e escuridão e acho que é isso que a torna tão especial, porque para além de ser antagonista é também nossa mentora e conselheira.

1- Shodan – Série System Shock

Ela é mesmo assustadora. Ao contrário da GLaDOS, a Shodan sofre dum caso grave de psicose… robótica… está convencida que é um novo deus e isso nunca é muito bom.

Comments
2 Responses to “Top 10 Vilões em Videojogos”
  1. Álvaro diz:

    Achei curioso teres colocado como foto de artigo o dragão do Super Mario e não o teres colocado na lista. Foi uma homenagem?

    Um vilão que eu nunca esqueci e achei fantástico foi o Psycho Mantis. Era incrível como ele se desviava de tudo e evitava o Solid Snake. Aquilo de ler o cartão de memória estava fantástico e tive mesmo de recorrer ao truque de mudar o comando de slot.

  2. Eu tento sempre colocar algo diferente do que figura no top na 1ª imagem. O Bowser é possivelmente o vilão mais conhecido, por isso…

    O Psycho Mantis é um excelente boss (assim como muitos outros da série MGS), mas serão eles vilões com substancia e desenvolvidos? O liquid/Ocelot/o que raio era no final poderia muito bem figurar nesta lista, mas sempre achei aquela história do braço e duplas personalidades muito pateta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: