Les jolies choses [2001]

Estou de volta! E nada melhor que regressar com um filme que vi nesta semana de férias e que vai encerrar definitivamente a breve viagem ao mundo da Marion Cotillard.

Les jolies choses foi um dos primeiros filmes onde ela se evidenciou como protagonista e que lhe valeu alguns prémios e uma nomeação nos Cesars. O grande senão deste filme é que é desconhecido fora de França e relativamente antigo (vá… ) o que significa que não encontro legendas nem sequer um miserável trailer… O meu francês está muito enferrujado, logo pensei que não conseguiria vê-lo em condições, mas a verdade é que não foi tão mau como temia e até foi uma ajuda para exercitar a minha audição e compreensão do francês.

O filme em si parte duma premissa bastante interessante. A Marion encarna o papel de duas irmãs gémeas que são o completo oposto e aparentemente odeiam-se. Lucie é extrovertida, rebelde e libertina, Marie pacata e simples. O sonho de Lucie é ser cantora e usa todos os meios ao seu alcance para atingir esse fim, no entanto o grande problema é que ela não sabe cantar, para desenrascar, Marie (que sabe cantar) substitui-a em palco. Certa noite após um concerto Lucie suicida-se e a irmã decide “roubar-lhe” a identidade fazendo-se passar por ela.

Esse é o inicio duma espiral de decadência ao submundo do showbiz e Marie entra num mundo de mentiras e começa a mudar  tornando-se cada vez mais parecida com a irmã que sempre detestou. No entanto o choque de personalidades permite-lhe iniciar um processo de auto-descoberta. É um filme cru, realista e bastante negro que tenta fugir aos habituais clichés das histórias de cantores rock decadentes. Certas partes achei-as um pouco chatas, mas pode muito bem ter sido reflexo dos meus limitados conhecimentos da língua francesa.

A Marion é a protagonista, entra em praticamente todas as cenas, e tem aqui um desempenho muito forte e emocional bem ao seu estilo (o chorar dela é assustadoramente realista e credível). E claro ela canta, e até canta bem como já se tinha visto no Nine. E tem um nu integral o que é sempre um bónus.

Como não há trailer, e para nos despedirmos da Marion (está a chegar a semana Mafia) aqui fica ela com os Franz Ferdinand:

Comments
2 Responses to “Les jolies choses [2001]”
  1. Camila Fittipaldi diz:

    Meu Deus, não consegui ver esse filme inteiro, mas estou por todo lugar procurando cenas. Marion é incrivelmente maravilhosa, há muito tempo eu não via uma atriz com tanto talento e naturalidade. Tenho muito orgulho de dizer que sou definitivamente uma grande fã.

  2. Pois é Camila, este é um filme difícil de encontrar, mas vale a pena.

    E sim a Marion é uma extraordinária actriz. Espero ansiosamente pelo novo filme dela o “Les petits mouchoirs”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: