Scarface – Scarface, o Homem da Cicatriz [1932]

O Scarface é o primeiro filme da minha mini-retrospectiva de filmes sobre gangsters como forma de comemorar o lançamento dum dos jogos mais aguardados por mim nos últimos anos, o Mafia 2.

Como provavelmente acontece com muita gente só tive a oportunidade de ver o remake do Brian De Palma e nunca o original. Sendo um filme com quase 80 anos tive à partida que me preparar para alguns aspectos normais nestes filmes, tais como a extrema teatralização (embora o Scarface não seja dos piores neste aspecto), cenas desnecessariamente longas, ritmo inconstante, pouca utilização da musica, um final abrupto (parece ser norma no cinema deste período) e por aí fora.

A primeira coisa que salta à vista é a mensagem de abertura, avisando os espectadores que o filme é um aviso às autoridades para resolverem o flagelo da criminalidade, chegando mesmo, numa cena a meio, praticamente a quebrar a 4ª parede quando um personagem se dirige ao espectador (não literalmente) e passa-lhe um autêntico discurso politico. Pareceu-me uma cena muito desligada da narrativa e os objectivos bastante claros. Ironicamente, enquanto o filme passa esta mensagem, apresenta-nos simultâneamente uma imagem romantizada do crime organizado e transformam o Tony num anti-herói muito carismático e magnetizante. Eu gostei muito da personagem dele, mesmo em situações complicadas ele parecia uma criança, sempre contente e com um sorriso. E entra o Boris Karloff, não sabia, apanhei um pequeno choque quando o vi lá.

É um filme com fama de violento, e para a época realmente é, especialmente nos tiroteios. Os combates físicos é que são um pouquinho cómicos de tão falsos. Achei a ultima meia hora muito boa, infelizmente a hora anterior nem por isso. Há algumas boas cenas, gostei particularmente quando o Tony e o Guino estão frente a frente com o Johnny (não quero entrar em spoilers) quando o Tony começa a assobiar e lança-nos aquele olhar… medo.

All in all, gostei. Gostei acima de tudo de descobrir um clássico que ainda não tinha visto. E estou a começar a ficar com pica para o Mafia 2.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: