Goodfellas – Tudo Bons Rapazes [1990]

Tal como prometido, decidi ver o Goodfellas, já que pelos relatos que tenho lido parece ser dos filmes que mais se aproximam do Mafia 2, especialmente a fase inicial na década de 50.

O que sempre gostei no Goodfellas é a forma como se afasta do lado mais clássico e romântico e entra num registo mais pessoal e realista, é um dos filmes que melhor mostra a forma como o estilo de vida dum gangster influência os comportamentos e personalidades de todos os que os que os rodeiam. É aquele sentimento de normalidade, o “nós matamos mas estamos habituados, é normal”, “nós roubamos mas nem pensamos nisso”, “nós espancamos, mas temos dinheiro e privilégios” que é representado na perfeição. Gosto também do percurso do filme, o inicio  na década de 50 é descontraído, há um grande espírito de união e amizade, tudo corre bem e com o passar das décadas a estrutura acaba por se desmoronar aos poucos e o glamour dos primeiros tempos é substituído pelo vulgar tráfico de droga e pelas traições. É um tema abordado por mil e um filmes do género, mas a meu ver este é um dos que o faz de forma mais realista.

O filme tem imensas cenas memoráveis, mas há uma, toda filmada num longo plano-sequência que gosto muito e que resume na perfeição a imagem clássica (fora do ambiente violento) dum gangster: uma mulher ao lado, dinheiro, privilégios, suborno, “amigos”,  mentira e glamour.

Amanhã vou rever o The Godfather e caso o Mafia 2 venha na 2ª feira, devo ficar por aí (talvez volte com mais filmes mais tarde). Se não vier, irei ver os outros filmes da trilogia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: