The Godfather – O Padrinho [1972]

Chegou o dia do The Godfather, de longe o filme mais reconhecido  do género e como tal seria estranho ficar de fora desta minha mini-retrospectiva.

Como já tinha dito antes, não estava nos meus planos revê-lo, mas com o impacto que o Once Upon a Time in America me causou, deu-me vontade de recordar o The Godfather e compara-lo um pouco com a obra do Leone. O grande “trunfo” do filme do Coppola é a visão que nos dá do interior duma clássica família Mafiosa. Não se foca tanto no crescimento dum homem como num Scarface, ou dum grupo de amigos como no Once Upon a Time in America,  mas numa verdadeira família, o protagonista não é o Vito nem o Michael, mas sim  a família Corleone. E isso não é tão vulgar ver num filme como se possa pensar à primeira vista. A visão muito intima e  pessoal da estrutura familiar e da organização é sublime e inigualável e para além de ficarmos a conhecer o modus operandi da organização, ficamos igualmente a conhecer profundamente o lado pessoal e intimo duma simples família.

O filme tem excelentes cenas, mas tenho duas favoritas. A cena em que o Michael mata os dois tipos (não me recordo dos nomes) no café (excelente momento de tensão e grande desempenho do Pacino) e claro a cena da morte do Vito, que é uma das mais ternas da história do cinema, ver um homem que inspirava medo, no fim da sua vida a brincar com o neto é lindissimo.

E depois há aqueles momentos, em que nem nos apercebemos mas estamos a precenciar algo de especial. Ver o Marlon Brando, Al Pacino e Robert Duval, todos no seu auge  juntos na mesma cena é extraordinário e uma sorte para nós, espectadores.

E então? Querias compara-lo com o Once Upon a Time in America, que tal? Pois… são incomparáveis… sorry. Mas continuo a achar o filme do Coppola por vezes muito frio e distante e falta-lhe algum do coração do filme do Leone, mas isso é algo pessoal e não reflecte em nada as qualidades de cada um dos filmes.

Mesmo que o Mafia 2 chegue cá a casa amanhã, acho que vou acabar a trilogia Godfather, porque tenho muito menos recordações dos próximos dois filmes.

Deixe uma Resposta

