Maratona Terror 2010

A maratona 007 correu-me tão bem que decidi repetir a experiência, agora com uma temática diferente, o terror. A desculpa que usei para esta maratona é obviamente o Dia das Bruxas ou Halloween que chegará dentro de 1 mês.

Vão ser um total de 20 filmes, cada um deles irá focar-se em vários sub-géneros do terror. A maior parte são filmes que nunca tive a oportunidade de ver, outros já os vi mas apetece-me redescobri-los e outros são marcos no género, obrigatórios para quem se interessa minimamente por isto. Tentei escolher filmes que retratem as diferentes ramificações do género e/ou que personifiquem tendências e modas de certos períodos. Se isto correr bem, para o ano farei uma nova edição com outros filmes de terror.

A maratona vai iniciar-se com o expoente máximo do cinema expressionista alemão, Das Cabinet des Dr. Caligari e o maior sucesso do terror mudo americano, The Phantom of the Opera. Os filmes da Universal são um marco e estarão representados pelo Frankenstein e Bride of Frankenstein, a década de 30 irá encerrar com o polémico e controverso Freaks.

O Creature from the Black Lagoon vai representar o sub-género dos monstros campy que eram tão populares na década de 50. Da mesma década teremos também o clássico do suspense francês Les diaboliques. As casa assombradas são um dos maiores ícones do género e o The Hauting é certamente o filme mais conhecido neste aspecto. Mas porque o terror não são só monstros, sangue e sustos, a viagem aos recantos da loucura humana de Repulsion também está na lista.

A década de 70 marca forte presença com o clássico The Exorcist, que fez renascer o interesse pelo género, The Texas Chain Saw Massacre que representará o sub-género dos slasher movies, Profondo Rosso que vai mostrar a escola de terror italiano e Dawn of the Dead, exemplo máximo do sub-género dos zombies.

O género está carregado de filmes exploitation como Cannibal Holocaust e filmes que apostam no gore e comédia  como Re-AnimatorBraindead. Da ultima década teremos Paranormal Activity que mostrou que não são precisos recursos para fazer um filme de sucesso, apenas criatividade, 28 Days Later que é um exemplo do reacender do interesse pelos zombies, Ju On como exemplo do terror Japonês e Låt den rätte komma in como a melhor coisa que saiu da actual moda dos vampiros.

Portanto 20 filmes espalhados por 90 anos. Destes 20 filmes apenas vi 7, portanto esta vai ser uma longa viajem de descoberta. Isto vai demorar, certamente não irei conseguir terminar antes do Halloween, é mais para ir vendo. Em principio não me devo fatigar tanto como na maratona 007, porque aqui há muita mais variedade.

Se tudo correr bem, sexta-feira dia 1, isto vai arrancar.

Comments
2 Responses to “Maratona Terror 2010”
  1. Álvaro diz:

    Excelente ideia. Vou acompanhar e talvez fazer o mesmo.

  2. Thanks🙂
    Tive que fazer uma pequena pausa por causa do trabalho, mas hoje vai regressar com As Diabolicas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: