Les Diaboliques – As Diabólicas [1955]

Depois de uma pausa de alguns dias, regresso com o único filme francês da lista, Les Diaboliques.

Les Diaboliques é acima de tudo um thriller de suspense e nem tanto de terror e se excluirmos a fase final é difícil encontrar muitos elementos típicos do género. É um filme muito “Hitchcockiano” na medida em que há sempre uma tensão no ar, um segredo que acompanha todo o filme e que move as personagens. Aqui o grande segredo e mistério roda à volta dum assassinato cometido por duas mulheres, a esposa e a amante da vítima. O plano corre bem, mas a certo ponto o corpo simplesmente desaparece sem deixar rasto, e aos poucos vão surgindo pistas e sinais deixados pelo morto, causando duvida do que está a acontecer. Será alguém a chantagea-las, coincidências ou quem sabe um fantasma da vítima a assombrar as duas mulheres?

O filme termina com um excelente twist, muito bem pensado… ou melhor termina com um duplo twist, sendo que o ultimo é quase um piscar de olho ao espectador. É curioso que após o final, surge uma mensagem ao espectador a pedir para que não divulgue o final a pessoas que ainda não viram o filme. É um sinal dos tempos. Dos tempos em que os twists não eram usuais e de quando não havia internet para “spoilar” as pessoas. E também mostra que tinham orgulho do final que construíram. O clímax final é muito, muito bom, extremamente bem filmado e os níveis de tensão são elevadíssimos.

Eu gostei das personagens, ou melhor das contradições que as rodeiam. A vítima é um tipo asqueroso, violento, mal-criado, enfim um miserável. Se por um lado compreendo o plano para o matar, por outro… quer dizer elas são assassinas… elas planearam meticulosamente o assassinato (a amante, a esposa esteve sempre muito relutante) e executaram o plano com muito sangue frio. É complicado gerir estas contradições.

Este era um dos filmes da lista em que depositava mais expectativas, embora não as tenha superado, ficaram lá perto. Excelente filme, talvez esteja um pouco deslocado da temática da maratona, mas só posso recomendar a quem ainda não o viu. Amanhã publicarei a minha opinião sobre o The Haunting, o próximo filme da lista que entretanto já vi.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: