The Texas Chainsaw Massacre – Massacre no Texas [1974]

Mais um clássico, mais um filme da década de 70 e mais um filme que já tinha visto. No entanto, ao contrário do Exorcista, já não via o Massacre no Texas à bastante tempo.

Estou precisamente numa fase da minha maratona em que os filmes de terror deixavam de ser subtis para apostarem forte no visual e no efeito choque. O Exorcista já era um pouco assim, mas o Massacre no Texas eleva o choque para um novo patamar e não tem qualquer pejo em esfregar na cara do espectador tudo o que está acontecer.

Massacre no Texas foi uma revolução em diversos aspectos, mas o mais importante para mim é o extremo realismo empregue na sua execução. O reduzido orçamento significou que tudo teria de ser feito de forma quase amadora. A qualidade da imagem mais parece saída duma câmera caseira dum dos protagonistas, e por isso consegue transmitir um estilo quase documental o que torna tudo muito realista.

Este lado meio amador também trouxe alguns pontos menos bons. O elenco é completamente desconhecido e isso era imprescindível para o filme funcionar, mas muitos deles não são suficientemente bons. Continuo a achar que a única sobrevivente era a pior actriz do grupo. Aqueles gritos nunca param e a vontade de carregar no mute é muito alta, para além disso quase sempre que focavam a cara de choque e terror dela… nem sempre era muito credível.

O ambiente é perfeito, é quase palpável aquele calor tórrido e quase que dá para sentir todos aqueles cheiros certamente repugnantes. As mortes são incrivelmente cruas e sem rodeios, o que foi uma ruptura completa com o que era normal na altura. A primeira morte do filme é tão selvagem e não dá qualquer tempo para a vítima esboçar sequer uma reacção. Essa morte é como o filme: directo, violento e seco.

O grupo de antagonistas dos quais se destaca o Leatherface varia entre o perturbador e o cómico. São quase uns palhaços do inferno e por isso acho que resultam bem. Acho inteligente a forma como introduziram o maluco da boleia no inicio para surgir mais tarde para o completo terror da rapariga. O irmão dela bem avisou que ele voltaria 😀

Massacre no Texas influenciou uma carrada de filmes e pode-se dizer que ajudou a criar um sub-género dentro do terror, os slasher movies. Se formos a ver os aspectos que compõem um slasher movie vamos chegar à conclusão que Massacre no Texas foi o responsável pela introdução de muitos deles.

Foi uma boa ideia ver este filme logo após O Exorcista. Ambos os filmes são quase o oposto um do outro. Um deles é um trabalho dum grande estudio, dum realizador de renome e é tecnicamente irrepreensivel. Outro é um filme dum grupo de aventureiros, independente e sem grandes ambições. Ambos tornaram-se numa das maiores referências do género e sairam quase no mesmo ano. Este foi um importante periodo de transição entre o terror classico e o moderno.

Nos próximos dias vamos descobrir o giallo italiano com Profondo Rosso de Dario Argento.

Comments
One Response to “The Texas Chainsaw Massacre – Massacre no Texas [1974]”
  1. Chico diz:

    Talvez o melhor filme de terror de sempre. Nos tempos que correm era impossivel fazerem um filme como este.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: