Braindead – Morte Cerebral [1992]

Entramos na década de 90, para os ultimos cinco filmes. Hoje foi noite da divertidissima comédia negra de Peter Jackson, Braindead.

Braindead é um óbvio herdeiro de Evil Dead de Sam Raimi, ou seja pega em aspectos de terror e injecta-os com muita comédia e gore, tudo num registo over the top. A principal diferença entre os dois filmes reside na quase ausência de terror e suspense, algo que é central em Evil Dead. Braindead é quase exclusivamente uma comédia à base de muito humor negro e slapstick.

É de facto um filme muito teatral e cartoon e não tem qualquer pejo em exagerar (e de que forma) com enormes quantidades de gore e sangue para atingir esse lado menos sério. E ainda bem porque lhe dá uma identidade muito peculiar e original. Acaba por ser pertinente compara-lo com o filme de ontem, Re-Animator, que também entra por terrenos semelhantes, mas a meu ver a parte cómica funciona muito melhor aqui. Há uma série de quotes memoráveis (“Your mother ate my dog!”), cenas incríveis (a ultima meia hora é um autêntico orgasmo de sangue, gore e mortes, torna-se quase surreal) e excelentes personagens (destaco o padre McGruder).

É uma excelente comédia que homenageia o género do terror usando muitos dos seus clichés e não deixa de ser engraçado ver por onde o Peter Jackson andava antes de fazer a trilogia Lord of the Rings. Gostava de saber como é que ele conseguiu os milhões para a trilogia quando ele só tinha estes filmes independentes no curriculum. Deve ter sido uma das apostas mais corajosas dos ultimos tempos.

Amanhã continuamos com mais zombies, será a vez do 28 Days Later. Sim inicialmente era para ser a vez do The Blair Witch Project, mas decidi retira-lo da lista e substitui-lo pelo Paranormal Activity, principalmente porque prefiro descobrir um filme que ainda não vi, e como ambos se centram no sub-género de “filmagens caseiras encontradas” acaba por ser uma troca directa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: