Paranormal Activity – Actividade Paranormal [2007]

Penúltimo filme da lista, é interessante vê-lo hoje porque a sequela estreou precisamente ontem (anteontem). Falo de Actividade Paranormal.

Ainda bem que decidi trocar à ultima da hora o Projecto Blair Witch pelo Actividade Paranormal, porque este, como filme é bastante melhor. É um claro herdeiro do Projecto Blair Witch, e segue mais ou menos as mesmas regras. É um filme baseado  em “found footage” ou seja câmera caseira, shaky camera, etc e tal.

Este tipo de filmes não são fáceis de se fazer, o objectivo é passar um realismo extremo, mas é muito difícil tornar a acção realista. Grande parte destes filmes caem sempre no erro de tentarem ser… filmes, é compreensível porque há uma narrativa para ser contada, e isso significa fazer algumas batotas. O Cloverfield foi para mim um dos piores neste aspecto, simplesmente não era suficientemente realista e era demasiado cinematográfico.

Outros funcionaram bem como o [REC] que tinha um suporte, que era a equipa de filmagens, que ajudava a disfarçar muitas situações pouco realistas, e o já referido Projecto Blair Witch, mesmo tendo em conta as interpretações pouco credíveis. Actividade Paranormal parece-me ser o que melhor consegue transmitir o realismo pretendido. Tal como o [REC] também tem um suporte que ajuda a explicar o porquê de se manter a câmera sempre ligada (neste caso ajuda-os a compreender a ameaça). Embora em alguns momentos seja visível que os actores estão a actuar, grande parte do tempo estão perfeitos. É neste ponto que o filme ganha ao Blair Witch, é raro sentir que estou a ver actores, e isso é um dos aspectos mais importantes neste tipo de filmes.

Mas e mete medo? Depende. Acho que este é um filme que se deve ver sozinho ou no máximo a dois. É essencial tentar criar o máximo de semelhanças possíveis com os protagonistas, porque o terror de Actividade Paranormal está dentro de casa. São aqueles pequenos barulhos que ouvimos de noite, as comichões que sentimos durante o sono, a brisa que passa ao de leve no cabelo à noite, o escuro da casa… num cinema não tem o mesmo impacto. Acho que com as condições perfeitas, Actividade Paranormal pode ser um filme muito assustador. No meu caso senti alguma apreensão, sempre que no filme a noite chegava eu parava e olhava e ouvia com atenção para todos os pequenos detalhes e ruídos. Infelizmente fui ficando habituado e o filme começou a andar à volta do mesmo. Barulhos-they freak out-o tipo procura alguém em casa… quando todos sabemos que o demónio era invisível…

Acho que os momentos de creepiness como a porta a abrir, a luz ao fundo a acender, o lençol a mexer e todos esses pequenos pormenores estão muito bem feitos, quase sempre o menos é mais, especialmente neste tipo de filmes. Importantíssimo nunca terem mostrado nada, é importante não mostrar a ameaça.

Compreendo que muita gente possa não gostar, é um estilo de filme que muitos simplesmente não conseguem levar a sério, nesse caso pouco à fazer. Eu gostei, acho que este é o exemplo que se deve seguir quando quiserem fazer mais filmes deste tipo.

Deixe uma Resposta

