Top 10 Videojogos mais assustadores

O Halloween chegou! Como tal nada melhor que um top dos jogos mais assustadores que tive a oportunidade de jogar.



10 – Dead Space – 2008

Pode parecer estranho que o Dead Space esteja aqui depois do que eu disse na sua análise e no artigo “A Raiz do Medo” que escrevi. Sim, é verdade que tem muito problemas e  após as primeiras horas torna-se inofensivo porque usa quase sempre os mesmos truques. Mas não deixa de ter um excelente ambiente e umas primeiras horas intensas.



9 – Resident Evil – 1996

Não sou fã do tipo de terror em que se baseia, ou seja, os cheap scares mas a verdade é que por vezes são bastante eficazes. Mas o seu ponto forte é o desconforto que as suas mecânicas de jogo provocam, ou seja os ângulos de câmera por vezes limitados, a escassez de munições e os controlos pesados. Ah e claro a escrita e voice acting dão pesadelos a qualquer um 😀



8 – System Shock 2 – 1999

Eu rio-me das pessoas que acham Bioshock assustador. Rio-me porque de certeza que não conhecem System Shock 2. Para ser sincero já o joguei há muito tempo e não o cheguei a acabar, mas os sustos que apanhei continuam presentes na minha memória.



7 – Vampire: The Masquerade – Bloodlines – 2004

Não é propriamente um jogo de terror, mesmo com as temáticas obscuras abordadas. Mas entra na lista por causa do nível da casa assombrada e quem jogou certamente se lembra dela. É um dos momentos de terror mais bem montados que já joguei e tem uma mini-narrativa muito interessante.



6 – Silent Hill – 1999

Tal como o primeiro Resident Evil, muito do terror passa pela sua tecnologia datada e do péssimo combate que nos obriga a fugir quase constantemente. A atmosfera é brutal e praticamente originou toda uma forma de “meter medo” nos videojogos com a sua filosofia à base do som e do “o que não se vê é mais assustador”.



5 – S.T.A.L.K.E.R. Shadow of Chernobyl – 2007

O jogo mais atmosférico de sempre é um shooter open world bastante “inofensivo”… de dia. Mas mal o sol se põe é o Deus nos acuda. Debaixo duma noite cerrada qualquer som é um momento aterrador, mas pior ainda são as sequências nos laboratórios subterrâneos…



4 – Aliens Versus Predator – 1999

O jogo da Monolith também poderia figurar na lista, mas o seu predecessor da Rebellion é uma experiência muito mais aterradora, principalmente pela facilidade com que o jogador morre. Falo em especial da campanha marine, porque nas outras o jogador é o caçador. O facto de sermos tão frágeis torna cada minuto de sobrevivência uma vitória.



3 – Silent Hill 3 – 2003

Na minha opinião é o Silent Hill mais assustador e o que conseguiu aperfeiçoar as mecânicas típicas da série. Pode não ter a história e atmosfera dos dois primeiros Silent Hill, mas é o mais aterrador.



2 – Penumbra – 2007

Já falei sobre ele aqui. O seu segundo episódio, Black Plague, é particularmente eficaz em colocar o jogador numa posição extremamente frágil e vulnerável



1 – Amnesia: The Dark Descent – 2010

Também já falei sobre ele. É de longe o jogo mais aterrador que alguma vez joguei, pegou nos elementos de Penumbra e elevou-os ao nível seguinte. Uma obra-prima.

Comments
One Response to “Top 10 Videojogos mais assustadores”
  1. Álvaro diz:

    Nesta parte do assustador recomendo o Clive Barker’s Undying. Não o cheguei a acabar mas o tempo em que o joguei deu para assustar.
    Quanto a estes jogos, se não me tivesse reformado dos videojogos ainda lhes fazia uma visita.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: