Broken Sword: Shadow of the Templars [1996] Director’s Cut [2009]

O Steam voltou a fazer das suas e acabei por comprar mais um jogo, desta vez a minha carteira apontou para a reedição dum dos maiores clássicos das aventuras gráficas, o Director’s Cut de Broken Sword: Shadow of the Templars.

Vou tentar dar a minha opinião sobre o jogo em si e sobre esta nova versão. O original foi um dos primeiros jogos que joguei quando recebi o meu primeiro PC, lembro-me de ter gostado, mas pouco mais… já vai há muito tempo.

Como tal, foi muito bom redescobri-lo, visualmente continua muito apelativo com o seu aspecto cartoon que o torna não tanto num filme interactivo como era moda na altura, mas mais num desenho animado interactivo. Para além dos visuais apelativos, o grande ponto forte do jogo é a sua história, história essa que envolve organizações secretas, conspirações, os templários e assassinos. O tom narrativo é mais infantil e leve do que me lembrava, mesmo que alguns dos temas não o sejam, no entanto isso não significa que não seja bem escrito, porque é.

Grande parte dos puzzles são lógicos, mas infelizmente há alguns deles que não trazem nada de positivo e simplesmente quebram o ritmo sem que a recompensa o justifique, isto num jogo que por si só é bastante lento na sua progressão, especialmente na parte intermédia após a visita à Irlanda.

O Director’s Cut foi desenvolvido no ano passado e lançado na Wii e DS. Para PC apenas chegou este ano. Não é um remake à semelhança do que aconteceu com as edições especiais dos Monkey Island, mas mais uma reedição com novo conteúdo. Esse novo conteúdo consiste em novas sequências jogáveis da Nico no inicio do jogo. É sempre bom ter mais horas de jogo, mas todo o sub-plot é pouco relevante e não encaixa bem com a história original. Para além disso estraga por completo a mítica abertura de jogo com o George no café Parisiense. Estas novas sequências trazem também novo diálogo, diálogo esse que tem uma qualidade de gravação muito superior ao original o que dá um aspecto pouco profissional ao ouvir tudo junto. Houve algum conteúdo cortado, especialmente em algumas cutscenes, mas nada de outro mundo. Por falar em cutscenes, a do final de jogo (que é nova) também segue um estilo completamente diferente do original o que dá uma imagem de manta de retalhos.

O novo interface está mais refinado, muito mais acessível aos noobs. Os hotspots visíveis, o novo diário (ao estilo do The Longest Journey) e o sistema de dicas são uma preciosa ajuda para os mais inexperientes em aventuras gráficas, mas talvez tornem o jogo demasiado acessível aos veteranos. Todo o Directo’s Cut cheira a Wii.

Foi uma pena não terem usado esta reedição para actualizar os cenários em HD. Jogando num monitor actual, a diferença entre as personagens (que foram refeitas em alta resolução) e os fundos originais é enorme e torna-se um pouco inestético. Para isso, acaba por ser melhor jogar o original.

Concluindo, os aspectos positivos do Directo’s Cut foram feitos há 15 anos, quase todas as novas inclusões são desilusões. Quem quiser descobrir este excelente jogo deve optar pelo original, é mais consistente e sólido. Quem for novo dentro do género, a reedição pode ser mais user friendly, mas ficam avisados que a qualidade é muito mais inconstante.


Shadow of the Templars

Positivo:
+ Boa história
+ Excelentes visuais
+ Voice acting é decente

Negativo:
– A narrativa flui de forma demasiadamente lenta
– Alguns puzzles escusados que quebram o ritmo

 

Sai do templ… do Pixelhunt com:

 


Director’s Cut

Positivo:
+ Uma interface e HUD mais refinada
+ Inclusão do diário e sistema de dicas

Negativo:
– As novas sequências quebram o ritmo da narrativa
– Há uma grande diferença entre as novas sequências e as antigas
– Baixos valores de produção
– Oportunidade desperdiçada para converter o jogo em HD

 

Sai do templ… do Pixelhunt com:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: