Alpha Protocol [2010]

Mais uma promoção do Steam levou-me a experimentar um jogo que esteve durante bastante tempo debaixo do meu radar, mas que acabei por perder o interesse depois da terrível recepção crítica que teve. Falo do RPG de espionagem, Alpha Protocol.

Por causa da miserável imprensa especializada em videojogos que temos, torna-se cada vez mais difícil depositar a nossa confiança nas múltiplas criticas que inundam as revistas e a internet aquando do lançamento dum jogo. Interesses económicos, e críticos completamente cegos pelo marketing e hype dos jogos imperam e se eu fosse a acreditar em valores agregados de sites como o Metacritic e afins já teria certamente gasto muito dinheiro em lixo e deixado passar autenticas jóias que o único problema que têm é falta de visibilidade.

Eu sou um fã da temática de espionagem, guerra fria e todo aquele lado romântico que os filmes 007 tão bem usam, como tal Alpha Protocol, no papel, sempre me despertou a curiosidade. Ainda para mais, vinha com o rótulo de “Mass Effect de espionagem” e estava a ser feito pelo pessoal da Obsidian, bons contadores de histórias com elementos que trabalharam em alguns dos melhores RPG de sempre.

Mas antes mesmo do lançamento começaram a surgir boatos de graves problemas ocorridos durante o seu desenvolvimento e eventualmente mais tarde foi completamente trucidado pela crítica que o acusava de ser um desastre técnico, carregado de bugs. “Pois claro…” pensei eu. “Se fosse da Bethesda já todos iam gostar e teria grandes notas, para variar estão todos errados.”

Pois bem… comprei o jogo e tenho de dar o braço a torcer… realmente Alpha Protocol fica muito aquém do seu potencial.

O seu grande problema é o gameplay e a parte técnica. Más animações, maus gráficos, má IA, direcção artística super genérica, level design extremamente primário… digamos que a parte… jogável é completamente banal. Alpha Protocol consegue brilhar nas partes… não jogáveis, ou seja a história não é má, embora por vezes tenha dificuldade em focar-se no que interessa e tenha uma barragem de diferentes organizações, interesses e personagens que se sobrepõem e interligam-se que por vezes tornam a narrativa mais confusa do que era necessário.

A escrita é de elevadíssima qualidade, deu gosto ouvir os vários diálogos, diálogos esses abrilhantados com um igualmente excelente voice acting. O protagonista, Michael Thorton foi acusado de ser um tipo genérico , mas não achei. Ok, visualmente é do mais cliché que se pode imaginar, mas o seu voice acting e as suas falas tornam-no muito mais apelativo e realista que grande parte dos protagonistas da moda.

Outro ponto em que Alpha Protocol brilha é no seu sistema de decisões e consequências. Cada decisão terá uma consequência no futuro e há uma série de diferentes cenários que são criados de acordo com o conjunto das nossas decisões. Raramente me deu a sensação de estar a fazer escolhas binárias.

Mas infelizmente, quando estava a jogar o jogo em si, raramente o achei apelativo e tive de me arrastar durante grande parte da sua duração. Carradas e carradas de combate (mesmo optando pelo stealth como eu fiz) que em conjunto com uma má jogabilidade e um sistema de combate baseado em estatísticas tornou tudo muito pouco divertido.

E pronto, foi pena que muito do seu potencial tenha sido desperdiçado. Há alguns pontos em que Alpha Protocol consegue brilhar, mas infelizmente não conseguem brilhar suficientemente forte.

Positivo:
+ Qualidade da escrita
+ Voice acting
+ Sistema de decisões e consequências

Negativo:
– Problemas técnicos
Level design
– Visuais e direcção artística aborrecida e genérica
– Gameplay

Sai do templ… do PixelHunt com:

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: