The American – O Americano [2010]

Muita gente está a ir ver este filme por causa do George Clooney e sai desiludida porque “Não acontece nada! E é uma seca! 😦 Oh look! o Unstoppable!“. Foi o sinal de alerta para o ir ver!

Posso já dizer que não saí desiludido, bem pelo contrário! Gostei. Bastante. Ajuda o facto de ter um setting, tom e temática que muito gosto. Na prática este é um filme europeu, quase exclusivamente passado em Itália e composto quase inteiramente por actores europeus (onde a classe do americano Clooney não destoa em nada), o seu tom pausado pode afastar muita gente, mas achei-o perfeito para a história dum assassino profissional solitário.

Embora não seja um filme de espionagem (ninguém é espião no filme… espião tradicional…) muitas das suas características são idênticas a um filme centrado nessa temática, a personagem do Clooney na prática comporta-se e vive como um espião, e eu adoro filmes de espionagem, em especial os que tentam mostrar um lado mais realista e down to earth. Por vezes O Americano quase se pode considerar um 007 hiper realista.

Gosto muito da forma como nos mostram todas as rotinas do protagonista, todos os pequenos detalhes e pormenores e as pequenas nuances que o tornam acima de tudo num humano. Um humano cheio de contradições, medos, inseguranças e muitas paranóias. O George Clooney normalmente sai-se sempre bem com estas personagens mais fechadas e menos expansivas, ele é muito bom a interpretar com o olhar e com os pequenos gestos e detalhes, tal como fez no Michael Clayton, Up in the Air e Syriana, no entanto aqui não lhe vai sair uma nomeação para os Oscares.

Compreendo que muita gente não goste do filme, porque sim é lento e muito pausado (acho que não o irei rever tão cedo) e requer o estado de espirito certo para o ver. Alguns podem-no achar demasiado artsy e pretencioso, mas gostei, um dos meus filmes favoritos desta recta final de 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: