Just Cause 2 [2010]

Just Cause dos suecos da Avalanche Studios foi um jogo que aparentemente tinha boas ideias mas que falhou. Foi lançado numa encruzilhada de antigas e novas consolas e perdeu-se no meio de más críticas e duma recepção pouco calorosa dos jogadores. Muitos, como eu, simplesmente ignoraram-no.

É então estranho que tenham decidido fazer uma sequela dum flop destes, normalmente fazem sequelas de sucessos. Mas ainda bem que a Avalanche Studios e a Eidos decidiram dar uma segunda oportunidade a esta IP, porque Just Cause 2 é fantástico!

Vou ser sincero, não acabei a história, nem me dei ao trabalho de tentar, ela é estúpida, pateta e burra como os filmes de acção dos anos 80 que homenageia. A sorte é que este é um dos jogos sandbox mais divertidos de sempre, muito reminiscente do San Andreas que na minha opinião era um dos exemplos máximos de liberdade e divertimento, algo que não foi seguido pelo seu sucessor GTA IV. Just Cause 2 é portanto um San Andreas da nova geração (com uma narrativa inferior). 90% do tempo que passei em Just Cause 2 foi simplesmente a explorar e a divertir-me.

O próprio jogo incentiva o jogador a fazer isso, há uma série de bases inimigas espalhadas pelo (gigantesco) mundo que estão a pedir para serem destruídas pelas mais variadas formas. Podem ir a pé e destruí-las com granadas e armas, podem pegar num tanque e usar os canhões, num helicóptero com metralhadores, num avião e usar os seus misseis ou saltar de pára-quedas e libertar a destruição do ar… enfim quase tudo é possível e é super divertido provocar o caos pelo mundo.

Tudo isto torna-se ainda mais fácil por causa do fantástico grappling hook e do pára-quedas que em conjunto permitem Rico, o protagonista, deslocar-se para qualquer lado de forma rápida e permite fazer as mais loucas habilidades como saltar para carros em andamento, de avião para avião, escalar estruturas enormes, agarrar em inimigos… lá está, as possibilidades são imensas e a imaginação do jogador é o único obstáculo.

Portanto, este é um dos melhores exemplo dum jogo sandbox, o objectivo aqui não é seguir a história nem libertar o país das garras do ditador (quer dizer, tecnicamente é) mas sim dar possibilidade ao jogador para… fazer o que quiser. É esse o objectivo mais básico e basilar dum jogo sandbox, esqueçam as idas ao bowling dum GTA IV, ou uma narrativa linear dum Mafia 2.

Visualmente é irrepreensível tendo em conta a sua enorme escala, tudo sem loadings, directx 10 (não suporta 9 nem XP). Lindíssimo, especialmente visto do ar, as nuvens e os efeitos de luz são arrebatadores. É claro que a nível do chão está longe do detalhe extremo dum GTA, muito por causa da escala do mapa que é muito maior o que torna as coisas no chão muito mais despidas, mas o objectivo deste jogo não é andar ao nível do chão a explorar.

Negativamente tenho que destacar os controlos de alguns veículos que são pouco precisos, especialmente o dos carros, passei mais tempo a ter acidentes do que a andar na estrada. As armas são pouco intuitivas, não dá a sensação de que estamos a disparar projecteis. Por fim, depois do divertimento da criação de caos desaparecer, não há muita mais coisa para fazer em Just Cause 2, a história é terrível, mesmo sendo propositada e uma homenagem aos filmes de acção cheios de explosões da década de 80.

Resumindo e concluindo, bom jogo, boa surpresa e muitas horas de puro divertimento, perfeito para ir jogando alguns minutos por dia. Um dos outsiders de 2010 para GOTY.

Positivo:
+ Fun, fun, fun
+ Visualmente arrebatador
+ Liberdade e escala do mapa

Negativo:
– Controlos dos veículos
– Narrativa e voice acting

Sai do templ… do PixelHunt com:


Comments
2 Responses to “Just Cause 2 [2010]”
  1. Gostaste? Good! Só joguei a demo e pareceu divertido. O Mealha diz que o jogo tem uma réplica da ilha do Lost, ou algo assim parecido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: