Fahrenheit [2005]

A secção Lembram-se? já estava parada há bastante tempo. Regressa hoje para recordar o segundo jogo dos franceses da Quantic Dream, Fahrenheit ou Indigo Prophecy se viverem no país errado.

E porque decidi eu recordar Fahrenheit? Porque estou a jogar Heavy Rain, como tal é interessante relembrar um jogo original com boas ideias e que conseguiu em poucas horas espalhar-se ao comprido. Forjado das bases duma típica aventura gráfica, Fahrenheit introduziu novas ideias, mecânicas e controlos que o tornaram num jogo muito interessante de descobrir e estudar.

O jogo é conhecido principalmente pela sua história e na forma como conseguiu dar uma volta de 180º e transformar-se numa mistela de mau storytelling, cenas inacabadas e narrativa ridícula. É ainda mais chocante, porque o inicio do jogo não dava a entender tal descalabro. A cena inicial é fantástica e a melhor de todo o jogo. O que torna essa cena tão boa é a forma como se adapta às acções do jogador, quaisquer que sejam as suas decisões, a cena molda-se. É um excelente inicio de jogo, há outros cenários que a conseguem emular com menor sucesso, mas a partir daí é uma queda a pique.

Essa cena representa o que os videojogos permitem fazer em termos narrativos que mais nenhuma forma de entretenimento consegue. Infelizmente David Cage é um maluco por cinema e grande parte de Fahrenheit quer a toda à força ser um filme interactivo em vez de um bom jogo, o que é pena.

A cereja no topo do bolo são os terríveis, terríveis, terríveis controlos suportados por terríveis, terríveis, terríveis QTE (quick time events), uma das grandes pragas dos videojogos. Querem jogar um (parafraseando David Cage) “drama interactivo”? Primeiro terão de jogar uma partida de Simon Says! Haha! Podia também falar do incrível pretensiosismo do jogo e criador, mas não vejo isso necessariamente como algo negativo.

Mesmo com todas as falhas é um jogo que aconselho a experimentar, ao menos tentou fazer coisas diferentes.

Comments
7 Responses to “Fahrenheit [2005]”
  1. João Mealha diz:

    Porque são terríveis?Porque não consegues acertar com os botões certos?Ou porque te limita naquilo que podes fazer?

    • Porque não estou a controlar a personagem mas apenas o ritmo do filme. Não me dá liberdade para nada, é apenas uma forma de carregar play no filme. E é uma forma de nos tratarem como macacos treinados que conseguem acertar nas cores que lhes mostram. Pior que tudo, não me deixa ver o que está a acontecer, porque tenho de estar com atenção nos símbolos que aparecem.

  2. João Mealha diz:

    A Liberdade que tens é a de fazer as tuas próprias escolhas e o jogo ramificar-se-à e seguirá determinada direcção de acordo.Dos amigos que tenho que chegaram ao fim do jogo ainda não vi ng com 2 finais exactamente iguais e isso é giro.É essa a premissa.Não penso que eles tenham sido falsos na venda do produto.
    Se tens dificuldades em carregar nos botões e ver o que se passa ao mesmo tempo, penso que o jogo tem níveis de dificuldade diferentes certo?Ou estarei errado?Sinceramente não me recordo.
    E tenho chamado jogo ao “Heavy Rain” mas realmente não o é lá muito.Mas é o próprio criador a admitir isso.E por mim…tudo bem.

  3. Falo mais especificamente em cenas como a das lutas por exemplo. Tenho de premir X, O, A, A, O, etc e tal. Se não conseguir morro, se conseguir sobrevivo. mas a acção em si é sempre a mesma, se tiveres sucesso vez o filme com o final A, caso contrário com o final B.

    Um jogo deve ser interactivo, se eu quiser dar um pontapé… dou. Não quero carregar no X para ver o que o protagonista quiser fazer.

  4. João Mealha diz:

    Mas não és obrigado a carregar.Não há game overs=O

  5. João Mealha diz:

    Ah ok.Então ainda bem que há estas “sequelas” para melhorar alguns dos aspectos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: