Per un Pugno di Dollari – Por um Punhado de Dólares [1964]

Como estou a jogar Red Dead Redemption pensei em fazer uma maratona de Westerns. Mas isso demora muito tempo… Pensei em fazer uma pequena retrospectiva que abrangesse diferentes visões do género. Ah… não me apetece. Decidi então fazer então uma retrospectiva dos Westerns do Sergio Leone.

Não sou grande adepto do género Western, na verdade pouco ou nada conheço. Porquê o Sergio Leone? Por vários motivos, tenho alguns dos filmes dele em casa,  já vi um deles e queria muito ver o Aconteceu no Oeste. Vou começar com a chamada trilogia dos dólares do qual já vi (em tempos) O Bom, o Mau e o Vilão. Eu sei que vou acabar por me focar no sub-género do Spaghetti Western mas olha… azar. O primeiro filme é o Por um Punhado de Dólares.

Vou já dizer que gostei, mas é um filme que se apoia em quatro pilares que ajudam a retira-lo da mediania. O Clint Eastwood que construiu um personagem icónico e muito cool. A fotografia que dá uma atmosfera única ao filme. A música do Enio Morricone e finalmente a realização do Sergio Leone. São elementos que vão persistir ao longo destes filmes e que ajudam a criar uma identidade única.

A melhor cena é de looonnngggeeeeee o primeiro “duelo” entre o Clint e os  quatro rufias. A tensão está muito bem montada e o Clint tem um estilo do caraças. É uma cena que exemplifica bem os quatro pilares que falei anteriormente.

Parece que é uma adaptação do Yojimbo do Korusawa (que nunca vi) e curiosamente parte dos lucros do filme foram para o próprio Korusawa. Mas a história não é assim muito boa, basicamente um tipo misterioso e formidável pistoleiro chega a uma povoação dividida por duas famílias rivais. Inicialmente o personagem do Clint interfere para ganhar uns trocos, mas acaba por ajudar a povoação ao eliminar a facção dos vilões.

Mas para quem não liga muito a Westerns como eu, acaba por ser um filme divertido e uma boa introdução ao género.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: