Fear and Desire [1953]

Primeira longa metragem do Kubrick, agora sim, let the fun begin!

O primeiro grande obstáculo de Fear and Desire é a sua disponibilidade, o Kubrick odiou o filme e mandou retira-lo de circulação, como tal tornou-se bastante complicado encontra-lo, nem mesmo em torrents… acabei por o ver no Youtube… Já o tinha visto em tempos, na altura tive a sorte de o ver no canal francês (que já não tenho) Arte durante uma retrospectiva do Kubrick.

Como primeiro filme, mesmo sendo muito medianito até nem desgosto muito. O seu grande problema é ser do Kubrick, a sua restante filmografia esmaga por completo Fear and Desire, no entanto não deixa de ser muito interessante ver um Kubrick inexperiente e ainda muito verde. Mas não vejo razões para ele ter vergonha do seu filme, é um retrato dum realizador a dar os primeiros passos.

Acho que o grande problema acaba por ser a falta de subtileza, é tudo demasiado in your face, é sempre bom deixar espaço para o espectador pensar (e ele era tão bom nisso) e Fear  and Desire não consegue fazer. Acaba por ser compreensível porque como primeiro filme é normal que um jovem realizador tente mostrar serviço e tente colocar todas as suas ideias no ecrã.

Outro aspecto onde se nota a sua inexperiência é na edição, demasiado inconstante, pouco harmoniosa e por vezes confusa. Também exagera nos constantes close up ás caras das personagens e a loucura do jovem soldado pareceu-me demasiado artificial.

Mais que um primeiro filme, Fear and Desire é um projecto experimental de descoberta. É verdade que ele próprio odiava o filme, mas foi sem duvida importante para molda-lo no génio em que se tornou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: