Killer’s Kiss [1955]

Segunda longa metragem do Kubrick, desta vez o resultado é bem melhor que a sua estreia.

Se não soubesse nunca diria que Fear and Desire e Killer’s Kiss são filmes do mesmo realizador, são filmados e editados de forma quase oposta, este é um Kubrick muito mais confiante e seguro de si. Visualmente é muito mais cuidado e no geral mais subtil e com alguns aspectos narrativos muito interessantes como o flashback dentro do flashback que foi uma forma elegante de exposição narrativa.

É importante ver a curta Day of the Fight, porque para além da temática do boxe ser comum, alguns planos e ângulos de camera foram copiados da curta, podemos então ver Day of the Fight como um trabalho de preparação.

Em relação ao filme em si, é um film noir sobre um pugilista que certo dia após uma derrota no ringue se envolve amorosamente com uma vizinha assediada pelo patrão. Jogos de ciumes acabam por levar a uma tensa perseguição final e um desfecho fatal para o antagonista. A história é simples, mas interessante e a curta duração do filme acaba por ajudar a mantê-la coesa e focada. Não gostei de algumas coisas, o antagonista não é lá grande coisa e a relação amorosa dos protagonistas pareceu-me muito pouco credível (tudo aquilo em dois dias?). O pior é mesmo o final feliz forçado completamente deslocado de tudo o resto.

Killer’s Kiss acaba por ser o primeiro filme “a sério” do Kubrick. É simpático, visualmente muito bonito e penso que é dos poucos filmes dele que não foram adaptações de outras obras, vale também a pena vê-lo por isso. Amanhã, The Killing.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: