Paths of Glory – Horizontes de Glória [1957]

Altura para rever o, arrisco dizer, melhor filme sobre a Grande Guerra de sempre, Paths of Glory.

Paths of Glory para além de ser um dos melhores filmes de guerra de sempre (certamente o meu favorito) é também um dos filmes anti-bélicos mais importantes da história do cinema, sendo que essa é uma das razões porque foi banido em diversos países, em especial na França.

Os filmes do Kubrick normalmente são frios, calculistas e cerebrais, Paths of Glory é conduzido pela emoção, no entanto todo o filme é um retrato da desumanização da guerra e da inevitabilidade. O filme em si não mostra emotividade, mas manipula o espectador a sentir vergonha, raiva e desespero pelo processo calculista de regressão humanista, processo esse que transforma humanos em números, estatísticas e percentagens.

Paths of Glory visualmente é lindíssimo, poucos filmes a preto e branco atingem tal brilhantismo, cada plano, cada ângulo vê-se que foi cuidadosamente pensado e planeado (como é habitual no Kubrick) e a meu ver este é o primeiro filme que visualmente grita Kubrick por todos os poros. Todo ele é brilhante mas há claramente três cenas que se destacam, o assalto falhado a Ant Hill (desde o travelling do Kirk Douglas onde vemos as caras de todos os soldados), a marcha rumo ao fuzilamento que resume na perfeição a temática do filme e claro a emotiva cena final onde uma jovem alemã (futura esposa do Kubrick) emociona um batalhão francês, brilhante, brilhante, brilhante.

Um dos meus filmes favoritos de TODOS OS TEMPOS! Se nunca viram, por favor, façam-no! 🙂

Amanhã não deverá haver Kubrick, talvez 6ª feira eu veja o Spartacus.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: