Winter’s Bone – Despojos de Inverno [2010]

Winter’s Bone encerra de vez o meu visionamento de todos os nomeados para o Oscar de melhor filme. Que venha a cerimónia!

Este é de longe o nomeado mais depressivo do lote, todo o filme desde a maravilhosa atmosfera desoladora, as personagens rudes, sujas e calejadas, a fotografia cinzenta e seca e a música tornam-no impróprio para quem quer sair do cinema bem disposto ou para quem sofrer de depressão. Este interior americano mais parece um cenário pós-apocalíptico onde as pessoas apenas sobrevivem.

No centro deste “cinzentismo” encontramos a protagonista interpretada pela nomeada Jennifer Lawrence, que consegue fazer-nos esquecer da sua cara angelical e calça os sapatos duma adolescente com demasiadas responsabilidades e preocupações para a sua idade. Com a ausência do pai e a doença da mãe é ela que toma conta da família que mal consegue sobreviver. Ela conduz o filme de forma brilhante, mas também é coadjuvada por um bom grupo de actores.

Ahh deve ser então um valente dramalhão para pôr o pessoal a chorar! Not really, bem pelo contrário, acaba por ser esse uma das virtudes do filme. Consegue quase sempre evitar cair na exploração do drama da protagonista.

Infelizmente não achei a história em si (a busca pelo pai) muito interessante, mas acabou por ser um veiculo decente para nos mostrar a sua excelente atmosfera.

Não deverá levar nenhum Oscar, mas acho que mereceu a nomeação, pelo menos assim conseguiu alguma exposição mediática que de outra forma nunca iria ter. Winter’s Bone não vai ganhar, mas nós ganhámos uma jovem e promissora actriz.

Originalmente de 2010, estreou em Portugal em 2011.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: