Full Metal Jacket – Nascido Para Matar [1987]

Penúltimo filme da carreira do Kubrick e o seu terceiro filme de guerra.

Depois de ter explorado a 2ª Guerra Mundial (embora nunca tenha sido mencionada, dava a entender que era) em Fear and Desire e a 1ª Guerra em Paths of Glory, Kubrick decide apostar num dos fantasmas mais recentes dos EUA, a guerra do Vietname. Não deixou de ser uma aposta arriscada, por esta altura a temática do Vietname já estava a cair em desuso, vivíamos o apogeu do conservadorismo patriótico do Reagen, e pior ainda, Platoon do Oliver Stone tinha saído apenas um ano e antes e parecia ter fechado de vez esta temática.

No entanto, Full Metal Jacket conseguiu entrar no lote de filmes indispensáveis e definitivos sobre o conflito Vietnamita a par de Platoon e Apocalypse Now, no entanto aqui o conflito é apenas um veiculo para o Kubrick voltar a mostrar algumas das suas temáticas favoritas, obsessão, desumanização e o cérebro defeituoso.

Embora seja um excelente filme, nunca foi dos meus favoritos do Kubrick, acho-o demasiado desequilibrado entre as duas partes completamente distintas. Se todo o filme fosse como a primeira parte, na recruta, penso que iria gostar muito mais. Vendo-o de novo em quase nada alterou a minha opinião, continua a ser um dos meus menos favoritos, nem sei bem porquê… talvez se deva à ausência dum real protagonista (Joker é um “falso protagonista”, é a personificação do corpo de marines da ilha de Parris) ou o relativo desinteresse narrativo da segunda metade… não sei… talvez se deva aos filmes que o precedem que são dos meus favoritos de sempre e talvez perca um pouco por comparação.

De qualquer das formas, como disse antes é um excelente filme e é obrigatório para quem quiser pesquisar sobre o conflito vietnamita e sobre o impacto desumano que a guerra tem sobre o ser humano e a forma como o mecaniza.

Amanhã é finalmente o ultimo dia, e encerrarei com um dos meus favoritos: Eyes Wide Shut!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: