Senna [2010]

Hoje tive a oportunidade de finalmente ver o filme documental sobre a vida do Senna.

Há muitos, muitos anos que sempre se vinha falando na possibilidade de se fazer um filme sobre o Senna, lembro-me que a certo ponto chegou-se a falar sobre o António Banderas para protagonista. Nunca fui grande adepto dum projecto desse estilo porque era demasiado cedo, todos os intervenientes estão vivos (quer dizer… quase todos :p) e são figuras publicas e… não sei, seria muito estranho e dificilmente poderia ser realista.

Felizmente essa ideia foi abandonada e substituída por algo que a meu ver resultaria bem melhor, um documentário. Então mas, o que não faltam por aí são documentários do Senna! É verdade, mas este é diferente. Os valores de produção são bem maiores, mas a meu ver o mais importante é que isto não é propriamente feito a pensar só nos fãs do Senna e da F1, mas também para o comum espectador que não conheça a história. Sempre achei que a F1 é dos desportos que melhor resultariam em filme, há rivalidades, paixões, mortes, sofrimento, alegrias, tragédias… tem uma faceta dramática que raramente se vê noutros desportos, e a meu ver isso também ajuda a que esta história seja mais que uma simples exposição de factos. A rivalidade com o Prost por exemplo, encaixaria bem em qualquer filme e o final trágico mais parece o desfecho dum drama cinematográfico.

É verdade que há muita informação que um leigo não vai captar, mas o foco centra-se apenas no homem. E visto por esse prisma a vida curta e intensa de Senna é apresentada aqui num ritmo que os outros documentários não conseguem impor.

Mas mesmo assim, isto é especialmente indicado para os fãs do Senna, mesmo que, tal como eu, já conheçam de cor e salteado todas as histórias e todas as imagens e filmagens apresentadas. Houve no entanto algumas que ainda não tinha visto e que achei interessantíssimas.

All in all, um bom filme. Quem me dera ver no cinema, mas duvido que estreie cá.

Comments
One Response to “Senna [2010]”
  1. Sam diz:

    Excelente documentário. Na sua “estética” à épico trágico, excede qualquer expectativa.

    Cumps cinéfilos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: