Silent Hill 3 [2003]

A minha viagem pelo Silent Hill entrou no 3º capitulo.

À semelhança do que fiz no Silent Hill 2, não me vou alongar muito nas mecânicas base do jogo porque permanecem praticamente inalteradas desde o primeiro capitulo, esta é uma trilogia (até agora) muito coesa cuja base pouco ou nada alterou entre cada jogo. Isto é ainda mais evidente entre o 2º e 3º jogos que são praticamente idênticos em termos técnicos. Irei portanto falar apenas no que Silent Hill 3 fez melhor e pior que os antecessores. Se quiserem ler a minha opinião sobre os anteriores jogos podem clicar nos seguintes links: Silent HillSilent Hill 2.

Embora as mecânicas como disse sejam praticamente idênticas desde o primeiro jogo, não é menos verdade que atingiram aqui a perfeição. Se, como tenho vindo a ler, o quarto jogo seja de facto diferente, penso que seja correcto afirmar que a formula clássica dos Silent Hill atingiu aqui a sua maturidade. Assim, acabou por ser também o mais assustador e eficaz dos três jogos, muito mais que o seu antecessor.

Para isso ajudou, mais uma vez, o brilhante, brilhante sound design, não me canso de bater nesta tecla, é simplesmente fenomenal. Ao som junta-se também a banda sonora de Akira Yamaoka que mais uma vez volta a brilhar.

Silent Hill 3 é uma sequela directa do primeiro jogo e não toca em nada do Silent Hill 2. Heather é a filha adoptiva do Harry que ele resgatou no final (ou melhor num dos finais) do Silent Hill, mas mais importante, é a reencarnação da Alessa e da Cheryl. A história acaba por ser um dos aspectos que menos me cativou, especialmente depois da viagem do James no Silent Hill 2. Felizmente a Heather é uma excelente protagonista, uma adolescente obrigada a crescer e consegue criar alguns momentos bem emotivos. Destaque também para a actriz que lhe dá voz que é bem, mas bem melhor que quase todos os actores dos anteriores jogos.

Se os anteriores jogos eram bastante vagos em termos de história, deixando muitas questões para o jogador pensar por si próprio, Silent Hill 3 é muito mais claro e apresenta-nos uma maior exposição, especialmente nos capítulos finais em que praticamente desbobina tudo ao jogador.

O motor de jogo é o mesmo do Silent Hill 2, e isso vê-se na reutilização de alguns assets e até em partes completas de alguns níveis, como as ruas de Silent Hill e o hospital, directamente reciclados do seu antecessor. O jogo também reutiliza alguns momentos icónicos do primeiro jogo, mas esses a meu ver resultam, porque para além de darem um aspecto completamente novo e fresco às nossas memórias, trázem também um certo impacto emocional ao jogador, falo de cenas como o quarto e a cama de hospital da Alessa.

Como o motor de jogo é o mesmo, podem esperar os mesmos problemas, em especial os relacionados com a câmera de jogo, que mais uma vez volta a ser bastante frustrante em momentos mais intensos. O primeiro Silent Hill continua rei neste aspecto.

Estou portanto a adorar descobrir esta saga, mesmo que já esteja a ficar um pouco saturado da repetição que invariavelmente advém de os estar a jogar todos de seguida. Pelo que li o 4º jogo tentou entrar por caminhos distintos e fez coisas novas por isso penso que esta fadiga não irá ser acentuada, mas de qualquer das formas irei fazer uma pausa maior para desenjoar um pouco, ainda para mais Maio será o mês do The Witcher 2.  Até lá, bons jogos, o Silent Hill regressará lá para Junho.

Tal como o Silent Hill 2, este também tem um interessante making of que poderão ver no vídeo abaixo:

Positivo:
+ Magnifico sound design
+ Banda sonora
+ Excelente protagonista
+ Aperfeiçoamento das mecânicas base da saga

Negativo:
– Reutilização de locais do Silent Hill 2
– A história não é muito interessante
– A câmera de jogo continua deficiente

Sai do templ… do PixelHunt com:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: