Brütal Legend [2009]

Depois de meses em hibernação, voltei a tirar pó à minha PS3, desta vez para jogar a mais recente obra (vamos excluir os joguitos recentes da Double Fine) do Tim Schafer, Brütal Legend.

Não gosto de heavy metal e não sou particularmente fã do Jack Black (quer dizer, não tenho nada contra ele ou algo do género) logo, dois importantes ingredientes de Brütal Legend passara-me logo ao lado, apenas o joguei por causa do Tim Schafer, um dos meus autores favoritos, criador e colaborador de jogos como Day of the Tentacle, Monkey Island 2, Full Throtle, Grim Fandango e Psychonauts.

Já sabia mais ou menos ao que ia, ou seja, já sabia que iria ser um misto de hack n slash e RTS (estratégia em tempo real). Embora não goste de jogos à lá God of War, sou grande adepto de estratégia por isso não estava muito preocupado. No entanto… tenho que dizer que… terrível decisão que foi a parte RTS! Isto vindo de um fã do género. A primeira vez que uma batalha estratégica surge é uma enorme confusão com controlos pouco intuitivos (isto está mesmo a pedir um rato… por falar nisso… e uma versão PC?) e mecânicas mal implementadas que quase me fizeram desistir de continuar. Ao longo do jogo e depois de mais algumas batalhas acabei por me habituar, mas nunca me senti confortável e foram sempre a parte menos empolgante do jogo. Em contrapartida as sequências de aventura hack n slash onde recrutamos os diferentes membros do exercito, embora muito simplistas, foram bem mais divertidas! Quem diria…

Brütal Legend acaba por não saber bem o que quer ser e passa grande parte do tempo no meio duma crise de identidade. Assim, como jogo a meu ver fica aquém, o que o acaba por salvar é a escrita, sempre muito natural, pautada por uma comédia inteligente e com um à vontade e um controlo total sobre a temática do metal. Os actores estão ao mesmo nível, em especial o Jack Black que está de corpo e alma no projecto e dá tudo o que tem. Ele é um tipo talentoso, e sempre que está no seu território raramente desilude, Brütal Legend deve muito a ele. Para além do Jack também lá temos o grande Tim “Gabriel Knight” Curry, só isso vale meia estrela😀

Como disse no parágrafo introdutório não percebo patavina do universo metal, nem sequer gosto muito do estilo de musica, por isso sei que perdi um montão de referências, homenagens e cameos (reconheci o Ozzy Osbourne :p) e é uma pena, porque vê-se bem que este é um trabalho de amor e uma ode ao género (o Tim e o Jack são grandes fãs de metal). Ao não poder desfrutar deste mundo acabei por deixar passar muito do impacto que se calhar o jogo merecia.

O que não deixei passar foi o setting, completamente fora do normal com traços surrealistas, se Dali gostasse de metal, este seria o resultado. É único e original, como tal merece que se lhe tire o chapéu. Os gráficos são pobres, mas completamente submissos à visão artística o que acaba por disfarçar as claras limitações do motor de jogo. A banda sonora é enorme e de excelente qualidade (mesmo para quem não goste do género).

Resumindo e concluindo, jogo muito mediano, raramente senti motivação para continuar, mesmo tendo alguns bons aspectos. A meu ver é a obra menos conseguida do Tim Schafer.

Positivo:
+ Escrita
+ Jack Black
+ Banda sonora

Negativo:
– Mecânicas confusas
– Controlos pouco intuitivos
– A história é desinteressante

Sai do templ… do PixelHunt com:

Comments
One Response to “Brütal Legend [2009]”
  1. Hugo Bessa diz:

    Apesar de concordar com algumas criticas que fazes sobre a jogabilidade, não me pareçe correcta essa nota. O jogo alem de um hino ao heavy-metal, é bastante divertido e interessante. Mereçia pelo meno um 3,5/5

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: