A Evolução de… Colin Mcrae Rally

O Dirt 3 arrebentou aí há uns dias, altura perfeita para fazer uma viagem pela história da franchise.

A série Colin McRae partilha várias características com o saudoso piloto que lhe dá nome, é muito popular, espectacular nas vitórias, mas muito errático com acidentes aparatosos. Depois dum nascimento glorioso a série passou por uma fase negra onde se descaracterizou e esteve em perigo de se tornar irrelevante, felizmente a Codemasters soube reinventar a fórmula. Esta lista apresenta apenas as entradas principais, nada de spin-offs como Showdown.


Colin McRae Rally [1998]

Podemos dizer que o jogo de estreia foi uma autêntica revolução. O pináculo do género era o Network Q RAC Rally Championship e Colin McRae Rally elevou a fasquia do que se deveria esperar dum simulador de rally a partir desse ponto. Era uma mescla entre simulador e arcada com uma excelente física para a altura.



Colin Mcrae Rally 2.0 [2000]

O primeiro jogo teve tanto sucesso que por esta altura a recém criada série era já a referência. Colin McRae Rally 2.0 foi a evolução que se esperava com mais carros, pistas e melhor grafismo.



Colin McRae Rally 3 [2002]

Primeiro Colin McRae para as novas consolas da altura. Manteve as mesmas características que fizeram dos anteriores jogos um sucesso. A principal diferença é que o modo campeonato era feito na pele do piloto escocês durante três épocas.



Colin McRae Rally 04 [2003]

A série entrou no ritmo de um jogo por ano e como sempre acontece nestes casos as coisas começaram a estagnar e as razões para desembolsar em mais um jogo novo começavam a escassear.



Colin Mcrae 2005 [2004]

Este foi um ano decisivo. Foi lançado o melhor simulador de rally de todos os tempos, Richard Burns Rally e a série Colin McRae viu-se ultrapassada, sem lugar no mercado que vinha a dominar. O choque foi tão grande que a Codemasters viu-se obrigada a mudar o rumo e demorou três anos até a próxima sequela ver a luz do dia.



Colin McRae: Dirt [2007]

Depois de um longo período de gestação e hibernação, a série ganhou um novo subtítulo que viria a perdurar a partir dai: Dirt. Sabendo que seria impossível competir contra o Richard Burns Rally, a Codemasters decidiu partir para outros pastos rumo ao mercado arcada mais generalista.



Colin McRae: Dirt 2 [2009]

Depois do sucesso de Dirt, a Codemasters apostou ainda mais no novo rumo arcade muito centrado no ambiente americano dos X Games. Por esta altura a série estava completamente descaracterizada, mas mais popular que nunca.



Dirt 3 [2011]

Este é o primeiro jogo oficialmente sem o titulo Colin McRae, adoptado apenas o de Dirt, significando assim o fim oficial da marca Colin McRae. É um testamento da popularidade da nova marca e acaba por ser um momento chave na história do género. Ironicamente este terceiro titulo aproxima-se mais do ambiente clássico dos antigos Colin McRae que da xungaria do Dirt 2. Podem ler a minha análise aqui

Comments
One Response to “A Evolução de… Colin Mcrae Rally”
  1. Álvaro diz:

    O primeiro que joguei foi o Colin Mcrae Rally 2 e marcou-me tanto que nunca liguei aos outros. Tantas horas passadas a jogar esse grande jogo.
    Foi graças a ele que passei a gostar de rally.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: