Ostatnie życzenie – The Last Wish

Depois do The Witcher e The Witcher 2 fui obrigado (por mim próprio :D) a ler os livros que deram origem a isto tudo, sendo que o primeiro é este The Last Wish.

Do que estive a ver a única versão publicada em português é brasileira, por isso preferi ler a versão inglesa, de certeza que foi traduzida directamente do polaco logo há menos risco de se perderem coisas na tradução. The Last Wish é uma colectânea de sete pequenas histórias (“The Voice of Reason”, “The Witcher”, “A Grain of Truth”, “The Lesser Evil”, “A Question of Price”, “The Edge of the World” e “The Last Wish”) centradas em Geralt e que ajudam a construir a sua personalidade e todo o mundo Witcher que conhecemos dos jogos.

Tal como nos jogos, o universo Witcher é bastante negro, trazendo muito mais realismo ao típico setting de fantasia inspirado por Tolkien, no entanto é também um universo onde o humor, em especial o humor negro e satírico tem uma forte preponderância.

É muito comum encontrar variações e lendas e histórias clássicas como A Bela e o Monstro, Branca de neve e os Sete Anões, Cinderela, e lendas como o génio da lâmpada sempre com aquele twist “Spakowskiano” mais realista, negro e cómico. Cada história centra-se em elementos primordiais no universo Witcher, como a ambiguidade, o mal menor, conflitos raciais, escolhas e consequências, aliás como expliquei na minha retrospectiva do jogo.

O que salta mais à vista é a forma como os jogos conseguiram captar a atmosfera deste mundo e a escrita do Sapkowski, é muito fácil entrar nos livros quando já conhecemos os jogos e acaba por ser uma experiência muito enriquecedora porque ficamos a conhecer como era o Geralt antes da amnésia, alguns momentos chave (como a primeira luta com a Striga) e personagens muito importantes para ele como a Yennefer.

De resto, cada história é bastante curta e acaba num ápice, mas mais importante que tudo são muito interessantes e de fácil leitura. É um prazer seguir alguns dos diálogos que mais parecem duelos com palavras e o Geralt é um especialista neste aspecto.

Aconselho, não só para os fãs dos jogos, mas também para quem gosta de fantasia medieval mais leve, descontraída e menos “Tolkiana”.

Comments
One Response to “Ostatnie życzenie – The Last Wish”
  1. Boas. Olha se gostas de ler. Dirige-te ao meu site – http://www.analisesliterarias.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: