Game of Thrones – 1ª Temporada [2011]

Terminou no domingo a 1ª temporada da mais recente aposta da HBO, Game of Thrones.

Game of Thrones é uma adaptação da série de fantasia de George R. R. Martin A Song of Ice and Fire. Eu já tinha ouvido falar dos livros há algum tempo, a sua comunidade de fãs é bastante vocal e dizem maravilhas sobre a qualidade dos livros. Nunca os li, por isso esta é uma opinião suportada apenas pela 1ª temporada, não faço a minima ideia do resto da história e se está a ser ou não uma adaptação fiel (dizem que sim).

Não sei porquê, mas sempre tive a ideia que os livros eram pura high fantasy, muito ao estilo do Senhor dos Anéis e Dungeons and Dragons cheio de magia, elfos, ogres e tudo mais, mas fui surpreendido por algo muito mais realista e mais focado na parte medieval da “fantasia medieval”. É certo que a fantasia está lá, mas é sempre retratada de forma realista, como se fosse possível acontecer no mundo real e isso é muito refrescante. Em certos (muitos) aspectos Game of Thrones está mais perto duma visão mais contemporânea como a do Sapkowski do que duma mais clássica como a de Tolkien.

Da série em si, podem esperar os níveis qualitativos típicos da HBO, com excelente escrita, boas interpretações e elevados valores de produção. Às vezes o sentido de escala de alguns acontecimentos é menor do que seria de esperar, mas isso deve-se provavelmente ao orçamento, não é uma série barata e deve ter os trocos todos contados, colocar milhares de pessoas em cena não deve ser tarefa fácil.

A história é centrada em jogos políticos onde diversas facções procuram ocupar o trono deixado vago pela morte do rei. Há quatro linhas narrativas paralelas todas interligadas entre si que trazem bastante variedade à série porque cada uma dessas linhas têm arcos muito interessantes que nunca cansam o espectador ao centrar-se demasiado numa só, ou em dezenas e dezenas delas (tipo Lost).

Há dois aspectos que para mim são extremamente positivos. Tudo pode acontecer e nunca dá muita segurança ao espectador, há momentos chocantes que à partida nunca pensaríamos ser possível acontecerem e isso é muito bom porque nunca nos prepara para o que virá a seguir. Outro aspecto importante é a violência e a sexualidade. Não há censuras nem tabus e ainda bem! É muito interessante ver isso numa série americana, embora com a HBO (e outros canais por cabo) essa questão não seja tão restritiva como noutros canais.

Boa série, vale a pena ver e esperar um ano… pela 2ª temporada. Não sei é se hei-de ler os livros… até gostava mas preferia ser surpreendido na série, logo se vê.

Comments
2 Responses to “Game of Thrones – 1ª Temporada [2011]”
  1. Hugo Bessa diz:

    Excelente, e para mim a melhor temporada de sempre de uma serie. E os livros parecem ainda estar melhores. Estou a ler o primeiro e ando fascinado pela escrita.

    Vale muito a pena

  2. Pedro Gomes diz:

    so mesmo The Wire(tambem da HBO) e melhor.
    tenho de comprar os livros

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: