Puzzle Agent [2010]

Como sabem o Summer Sale do Steam esteve aí a violar as nossas carteiras e uma das minhas aquisições foi Puzzle Agent, um joguinho experimental da Telltale que há muito me despertava o interesse.

Eu nem o ia jogar já, fui só experimentar se estava tudo em condições, mas passadas 3 horas terminei-o… 3 horinhas… isso não se faz! É certo que paguei apenas 3€ (1€ por hora) mas mesmo assim… não se faz…😦

O que me sempre despertou o interesse foi o seu ambiente muito “Twin Peaks-David Lynch-Irmãos Coen-Fargo” e de facto nesse aspecto, Puzzle Agent não desilude, a cidade de Scoggins é muito reminiscente de Fargo e Twin Peaks, e os seus habitantes ainda mais. O estilo de humor é negro e nonsense e houve um par de momentos em que me ri de forma sincera, especialmente com algumas reacções do protagonista, o agente Tethers. O voice acting é bom e indispensável para atingir aqueles momentos estranhos e constrangedores dos diálogos “Lynchianos”.

Mas o ponto central de Puzzle Agent é claro… os puzzles. É um herdeiro da série Professor Layton, onde estamos constantemente a resolver puzzles individuais para prosseguir na narrativa. A esmagadora maioria deles são fáceis e acessíveis, mas há meia dúzia deles que requerem uma abordagem matemática que foram mais desafiantes (para mim) e necessitaram de mais tempo e do uso de hints.

Puzzle Agent tem muitas influências das aventuras casuais especialmente na forma de progressão fora dos puzzles que é completamente guiada pelo jogo e praticamente nunca requer qualquer esforço por parte do jogador.

Não resta muito mais para dizer dum jogo tão curto, tendo em conta o baixo preço acabo por o aconselhar, mesmo com as 3 horas de duração, mas é claro têm de gostar de puzzles e do ambiente muito particular e… estranho.

Positivo:
+ Ambiente
+ Voice acting
+ Alguns puzzles…

Negativo:
– … a maioria dos puzzles
– Curtíssima duração
– Demasiado acessível fora dos puzzles

Sai do templ… do Pixelhunt com:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: