Crayon Physics Deluxe [2009]

Depois de And Yet It Moves, e como prometido chegou a altura de falar de mais um dos jogos presentes no Humble Indie Bundle, Crayon Physics Deluxe.

Tal como And Yet It Moves, Crayon Physics é um jogo construído à volta duma ideia e duma mecânica inovadora. Neste caso é a possibilidade de podermos desenhar o que bem quisermos em jogo e usar a física para interagir com o cenário de forma a levar uma bola até à estrela e assim completar o nível. É uma mecânica fantástica e inovadora que basicamente resume na totalidade este jogo. E… acaba por ser esse o seu problema. Tal como disse na minha opinião ao And Yet It Moves, o grande desafio destes jogos independentes que se centram numa ideia inovadora é conseguir construir um jogo a partir dessa mesma ideia. Crayon Physics infelizmente não consegue.

Depois da primeira dúzia de níveis que me deixaram completamente agarrado pelo simples facto de que nunca tinha jogado algo sequer parecido, o tédio e repetição acabaram por levar a melhor, tudo isto porque o jogo não consegue passar para além do que nos mostra nos primeiros minutos. E é uma pena. Raramente consegue sair da ideia de que é um sandbox para mostrar a sua tecnologia e nem tanto um jogo.

Para além disso a meu ver Crayon Physics dá demasiada liberdade ao jogador e espera dele mais do que muitos estarão dispostos a dar. Só a titulo de exemplo, o jogo ensinou-me várias técnicas diferentes para ultrapassar alguns obstáculos, mas a liberdade é tanta que eu raramente utilizei outra estratégia para além da básica de empilhar caixas uma em cima das outras até levar a bola à estrela. Acabou assim por ser uma viagem extremamente repetitiva.

Mas nem tudo é mau, visualmente é simplesmente adorável. É uma viagem pelas nossas memórias de infância quando um lápis e um papel eram suficiente para visitarmos mundos distantes e fazer o impossível.

E pronto, uma boa ideia mas um mau jogo. Tenho aí alguns jogos pelo caminho, mas tentarei ainda falar do Cogs e se tiver tempo do VVVVVV, se calhar já não vou a tempo do fim deste Humble Indie Bundle, mas ficam aqui as minhas impressões.

Positivo:
+ Visuais lindíssimos
+ Mecânica Inovador…

Negativo:
– … mas mal usada
– Repetitivo
– Sem ideias

Sai do templ… do Pixelhunt com:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: