VVVVVV [2010]

Olha… afinal ainda acabei por jogar outro dos representantes do Humble Indie Bundle, o VVVVVV.

E ainda bem que o fiz, porque VVVVVV é de longe o melhor do pacote até agora, arrisco mesmo a dizer que é dos melhores jogos indie que já joguei.

Uma clara homenagem à geração dos 8bit, VVVVVV não tem medo em apostar num visual e numa sonoridade completamente reminiscente dessa época. Onde inova é nas suas mecânicas de jogo.

Eu vejo-o um pouco como uma mistura entre a progressão dum Metroid, com ideias dum And Yet It Moves e desafios dignos dum Super Meat Boy. É uma mistura estranha, mas VVVVVV consegue criar uma identidade muito própria e adorável.

Há uma ténue narrativa dentro do jogo. Uma nave espacial tem um acidente e como consequência a sua tripulação separa-se e perde-se em diferentes planos temporais e espaciais. Nós controlamos o Capitão Viridian e cabe-nos encontrar cada um dos cinco elementos da tripulação. É engraçado como cada um deles tem uma personalidade bem vincada, o que num jogo deste estilo é digno de nota, e acaba por dar um toque mais pessoal à coisa.

O grande trunfo de VVVVVV é como consegue ser complexo mas com elementos ridiculamente simples. O capitão Veridian apenas consegue efectuar três movimentos (andar para a esquerda, direita e mudar o sentido da forma como a gravidade o afecta) e apenas irá encontrar quatro ou cinco tipos de obstáculos, mas tudo junto, os desafios são extremamente bem elaborados, inteligentes e com um grau de dificuldade por vezes assustador (onde se destaca os níveis Vini, Vidi, Vici).

Mesmo tendo picos de dificuldade ao nível dum Super Meat Boy, o jogo é bem mais curtinho, cerca de três horas excluindo os desafios complementares. E é bem mais curto e fácil porque, embora tenho o espírito de repetição e tentativa e erro do jogo da Team Meat, aqui somos abençoados por centenas de checkpoints que nos acompanham durante os desafios mais difíceis.

Uma palavra para a musica, completamente viciante e esperem ficar com as melodias na cabeça durante todo o dia.

Para concluir, VVVVVV é um excelente jogo, desafiante e cheio de charme e como disse, o melhor do 3º Humble Indie Bundle.

Obrigatório

Positivo:
+ Desafiante
+ Charmoso
+ Musica
+ Controlos

Negativo:
– Podia ser mais longo

Sai do templ… do PixelHunt com:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: