Midnight in Paris – Meia-Noite em Paris [2011]

Não sou propriamente um fã do Woody Allen, quer dizer não tenho nada contra ele, aliás um dos meus filmes favoritos é o Match Point, mas não conheço a sua filmografia suficientemente bem para ter uma opinião muito aprofundada dele. Mas conheço e admiro a Marion Cotillard por isso lá fui eu à primeira sessão do dia de estreia de Midnight in Paris!

Digo já que Midnight in Paris é um excelente filme que conseguiu criar uma ligação muito pessoal comigo porque aborda algumas temáticas às quais me revejo. Desde logo, Paris… oh man Paris… se eu tivesse dinheiro e companhia bem que queria lá ir, fiquei exactamente com o mesmo desejo que fico sempre que vejo O Fabuloso Destino de Amelie, deixar tudo e ir viver para lá, sim eu sei que me estão a vender a Paris turística e não a real, mas fuck it, quero ir viver para lá 😦

É um desejo partilhado pelo protagonista do filme (Owen Wilson foi mal escolhido) que tal como eu é um nostálgico que acha que nasceu na época errada. Ele sonha com a Paris dos anos 20 habitada pelos génios artísticos do inicio do século passado e acha o presente um aborrecimento sem a chama do passado. Certa noite com as badaladas da meia-noite um carro da década de 20 para junto a ele, e leva-o nada mais nada menos que à sua época de eleição onde vai conhecer gente como Hemingway, Picasso, Dali e muitas outras figuras icónicas daquele período.

Mas o que o Woody Allen nos quer dizer é que o passado deve ser recordado mas nunca desejado. A nostalgia é uma forma de esconder os problemas e dificuldades do presente e que a ideia de golden age é relativa a cada um. O importante é viver o presente por muito chato e complicado que seja porque certamente daqui a meio seculo o nosso presente vai ser recordado com saudosismo e admiração por alguém, se calhar até por mim próprio.

A “minha” Marion tem um papel secundário, mas está sempre num bom nível, o Owen Wilson está… ok mas como já disse foi mal escolhido, e o resto do elenco está óptimo. É um bom filme, o melhor do Woody depois do Match Point.

Deixe uma Resposta

