Nosferatu, eine Symphonie des Grauens – Nosferatu, o Vampiro [1922]

Tal como prometido começa hoje a segunda edição da maratona terror, e começa com um dos exemplos máximos do género e provavelmente o mais conhecido representante do cinema expressionista alemão dos anos 20. Falo de Nosferatu.

Este é o primeiro de quatro filmes que decidi rever, quis revê-lo, primeiro porque já não o fazia há algum tempo e segundo para o comparar com outro filme expressionista alemão que me surpreendeu na maratona do ano passado, Das Kabinett des Doktor Caligari. Agora que o revi mantenho a minha opinião de que o filme de Robert Wiene é superior ao de Murnau, pelo menos para mim. Talvez esteja relacionado com o facto de eu conhecer o romance de Bram Stoker não tendo assim espaço de manobra para me surpreender, mas a verdade é que Nosferatu deixa um pequeno amargo de boca especialmente durante o seu final anti-climático, enquanto que Das Kabinett des Doktor Caligari é tremendamente sólido e coeso de inicio ao fim.

Também na parte visual, Nosferatu sai a “perder”, embora o seu jogo de sombras (especialmente no final) seja maravilhoso e icónico, não se consegue equiparar aos cenários e visuais quase surreais de Das Kabinett… mas isto não é suposto ser um exercicio comparativo entre filmes, é claro que Nosferatu é um pedaço de história cinematográfica obrigatorio para quem se interesse por cinema, a sua atmosfera é fantástica e uma influencia para o futuro do género e Max Schreck é um Dracula extremamente desconfortável e repulsivo.

O filme é de domínio público, se não o tiverem e quiserem vê-lo já, podem-no fazer no youtube (com uma qualidade ranhosa) por exemplo. O próximo da lista é mais um filme alemão de Murnau, Faust.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: