The Hound of the Baskervilles – A Lenda do Cão Fantasma [1939]

Terceira entrada da maratona terror 2011.

The Hound of the Baskervilles é essencialmente um filme de mistério não fosse ele focado em Sherlock Holmes, mas tem fortes elementos clássicos de terror, desde logo a atmosfera carregada de mistério e a lenda centrada num cão fantasma que assombra a família Baskerville há séculos. Acho que é mesmo na atmosfera que o filme mais brilha, especialmente nos belos cenários cheios de nevoeiro e muito mistério, mas esse é um aspecto que apenas vem ao de cima na segunda metade do filme, os primeiros minutos passam-se em Londres.

A piada está, obviamente, em descobrir quem é o assassino, o que para pessoas que não conhecem o romance original de Arthur Conan Doyle (tipo eu) é um bom exercício (e eu adoro um bom mistério de investigação não fosse eu um fã acérrimo da Agatha Christie). Mas a verdade é que no filme não é difícil de descobrir (ou desconfiar) desde cedo quem é o responsável pelos assassinatos.

Sherlock Holmes é interpretado pelo icónico Basil Rathbone que é de longe o mais famoso interprete do detective britânico. E de facto ele e Nigel Bruce (também ele icónico como Dr. Watson) levam o filme às costas, o resto do elenco é meh… De resto, devo referir que com apenas 1h20, The Hound of the Baskervilles acaba num instante e vê-se muito bem. O mistério é interessante, o rimo é aceitável e os elementos de terror, embora estejam em segundo plano, não desiludem.

Pois bem, o 4º filme da lista será o The Uninvited (A Casa Assombrada) que como o nome em português indica cai no sub-género das casas assombradas. Espero que seja tão bom como o delicioso The Haunting.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: