Rosemary’s Baby – A Semente do Diabo [1968]

Após uma pequena pausa estou de regresso à maratona de terror. Este é o 7º da lista, cheguei precisamente a meio.

Eu já tinha visto o filme (não todo) mas queria relembra-lo depois de ter visto o Repulsion no ano passado que gostei muito. Ambos os filmes são considerados parte da “trilogia do apartamento” (devo ver o The Tenant na próxima maratona) thrillers de terror psicológico que se focam quase exclusivamente em apartamentos.

À semelhança de Repulsion, Rosemary’s Baby centra-se na viagem psicológica duma protagonista que questiona o que é ou não real. Rosemary’s Baby é um comentário sobre o papel da mulher na sociedade e na submissão ao lado masculino. Rosemary é uma mulher submissa que aos poucos começa a cair sobre a influência de todos os acontecimentos estranhos que lhe vão acontecendo. Embora ela saiba que as coisas não são normais ela deixa-se controlar pelas pessoas à sua volta, mesmo que a tempos algumas figuras lhe tentem mostrar que algo de estranho está a acontecer.

E acho que é mesmo esse o terror do filme, é uma constante viagem descendente rumo a algo terrível mas que Rosemary e o espectador não conseguem evitar. Os primeiros sinais são interpretados por ambos como coincidências, mais tarde começam a ser coincidências a mais e quando o sobrenatural começa a evidenciar-se já é tarde demais. No entanto mesmo esse lado sobrenatural é muito subjectivo, nós nunca vemos nada realmente sobrenatural, Polanski foi muito inteligente em não mostrar o bebé, apenas a reacção da Rosemay que na altura já estava um caco emocional.

É um dos melhores filmes de terror psicológico, aconselho a verem ou como no meu caso a revê-lo. Caso estejam grávidas… se calhar é melhor não lol. Amanhã (ou hoje… não sei) irei rever mais um filme, The Wicker Man.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: