The Wicker Man – O Sacrifício [1973]

A maratona entra na segunda metade com mais um excelente filme, um filme que sempre gostei, The Wicker Man.

Para mim a “beleza” de The Wicker Man está na forma com engana e ilude  o espectador. Tal e qual o protagonista, um policia fervorosamente cristão é enganado pela população duma pequena ilha que pregam o paganismo, o espectador é levado a pensar que este não é um filme de terror. E de facto o inicio é alegre, leve e é acompanhado por musica tradicional. No entanto aos poucos e quanto mais descemos nos segredos daquelas pessoas o ambiente começa a ficar mais desconfortável até que somos levados a um terrível e fantástico desfecho.

Há aqui uma clara mensagem religiosa, os habitantes são obviamente extremistas religiosos, mas o protagonista não é muito melhor, aliás ele acaba por ter o desfecho que tem precisamente por causa do seu extremismo cristão cego. Os confrontos verbais entre o policia e o líder da ilha (Christopher Lee) são fantásticos e é sempre delicioso ver as várias reacções de espanto e choque da mente conservadora do protagonista.

The Wicker Man é um filme invulgar, consegue ser doce, alegre, erótico e  assustador, tudo em espaços de minutos. Pode começar lento, a meio é quase um filme de investigação, mas o desfecho é espectacular e icónico. Podem-no ver online AQUI. Amanhã será a vez dum filme menos subtil e mais gráfico, Zombie 2 (ou é só Zombi…?) do Fulci.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: