Ôdishon – Anjo ou Demónio [1999]

O halloween está aí à porta e a maratona está quase, quase a terminar.

Ôdishon (mais conhecido por cá como Audition) é o penúltimo filme da lista e era um dos que depositava maiores expectativas. Felizmente elas não saíram goradas, gostei, foi mesmo um dos que mais gostei da lista! Tinha algum receio que o filme se centrasse em demasia na parte do choque gratuito (é por isso que ele é conhecido) da famosa tortura, não por nojo ou repulsa, mas porque normalmente os filmes que se inserem na torture-exploitation normalmente são fraquitos. Mas não, por um lado as cenas, embora sejam muito desconfortáveis, estão bastante longe do que podemos ver em filmes posteriores como Hostel e companhia, e por outro, Ôdishon é um bom filme por si só com uma boa história.

Há uma grande dualidade em Ôdishon, quase como se tivesse dentro de si dois filmes opostos. A primeira parte é leve, clara e com traços cómicos, quase entrando num registo de filme romântico. Quando essa parte atinge o pico (a cena do quarto de hotel) o espectador cai a pique num pesadelo negro e desconfortável onde os pequenos sinais estranhos da primeira parte gritam, transformando-o num pesado filme de terror. Essa é uma das razões porque os últimos 10 minutos chocaram tanta gente. Muito do publico certamente não ia à espera dum desfecho daqueles, a primeira parte anestesia e cria uma clara simpatia por todos os protagonistas. Assim aquando o clímax, o espectador leva um valente murro no estômago.

Mas o filme como disse é mais do que o seu final. É uma reflexão sobre a solidão (algo tão central na sociedade japonesa moderna) e na forma como ela influencia o passado e os nossos comportamentos. A solidão leva o viúvo Ayoama a procurar uma nova relação amorosa, a mesma solidão leva Asami a transformar os abusos que sentiu em criança num prazer pela tortura. Só uma palavra para o som, é muito… visceral… às vezes até de mais…

Concluindo, é um bom filme, aconselho. Se forem com medo de algo muito gráfico não se preocupem, não é muito. Vou agora fazer uma pequena pausa até ao derradeiro filme, o coreano Janghwa, Hongryeon (História de Duas Irmãs) que será visto na véspera do halloween.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: