Red Orchestra 2: Heroes of Stalingrad [2011]

Quem me conhece sabe que, salvo raríssimas excepções, não ligo muito à vertente multiplayer dos jogos, como tal é evidente que não perco muito tempo com jogos exclusivamente multiplayer (Team Fortress 2 é uma possível excepção e mesmo assim…) no entanto tinha alguma curiosidade pelo Red Orchestra 2, mesmo não tendo jogado o primeiro, que lembro teve origem como mod do Unreal Tournament 2004. Mas o pessoal da Tripwire parece porreiro e a vertente mais realista e o regresso à 2ª guerra mundial (quem diria) foram aliciantes suficientes.

Não encarem isto como uma análise muito séria, tenho consciência que não passei nem de perto o tempo suficiente em jogo para ter uma opinião mais concreta (mas isso seria sempre de esperar tendo em conta a minha posição em relação a jogos multiplayer) e a quase totalidade do meu tempo em jogo decorreu durante as primeiras semanas quando ainda estava carregado de bugs (e depois houve um stat reset que me acabou por desmotivar). Jogos como Red Orchestra 2 são para ser jogados durante anos por isso vejam isto como as minhas primeiras reacções.

Embora não seja propriamente o pináculo do realismo (esse titulo pertence a ArmA II) Red Orchestra 2 é muito difícil para um novato como eu, nem mesmo tendo passado toda a campanha singleplayer (que na verdade é apenas um treino, não deve ser encarado mais do que isso) a minha preparação para o online era quase nula. Mas é só aí que Red Orchestra 2 realmente brilha e só com muito sangue é que o jogador começa a ficar a par das suas mecânicas e do elevado grau de dificuldade.

Este é daqueles jogos que inicialmente é tão complicado e tão raro matar alguém que quando esse momento finalmente surge é estupidamente gratificante, abater um inimigo virtual subitamente torna-se numa experiência quase surreal. Os mais experientes certamente deverão estar a gozar comigo, mas acreditem que para um jogador como eu, é algo real. Para além disso, a frequência com que morremos é tão alta que o instinto de sobrevivência sobe a patamares absurdos. Ao contrário do que jogos mais arcade me habituaram, aqui a nossa vida é frágil e preciosa e não era invulgar eu ficar longos minutos escondido… com… medo… 😀

Em termos de apresentação não há muito a apontar, não sou grande adepto do UE3, mas é usado de forma decente, o som é bastante bom e toda a tonalidade é bastante fiel ao que espera dum jogo da 2ª Guerra Mundial. Gostei particularmente dos separadores entre missões na campanha e na forma como a campanha soviética é inspirada na propaganda da altura.

De inicio foi um pouco difícil de me habituar aos controlos, especialmente na forma como a cover e as miras funcionam, mas nesse aspecto a campanha ajudou bastante. Pelo contrário nunca atinei com o controlo dos veículos blindados, nem me atrevia a controla-los online com medo de fazer asneira.

Eu não gosto muito de falar em bugs e problemas inerentes à juventude dum jogo deste estilo, mas… vou falar. O pessoal que vai jogar Red Orchestra 2 obviamente que se podem dar ao luxo de esperar que a Tripwire vá resolvendo os problemas aos poucos, mas eu que não penso voltar tão cedo, acabei por ser afectado por vários problemas como ser frequentemente expulso de partidas e até não conseguir encontrar nenhum jogo a decorrer (tinha que reiniciar). Afectou-me, mas como é habito não vou dar grande importância. Nem acabou por ter grande peso na imagem que formei do jogo.

Não tenho muito mais a dizer, a experiência que tive com Red Orchestra 2 foi de bastante frustração, mas quando tudo corria bem, de muito divertimento e gratificação. Nem era para dar nota, mas não a encarem como uma representação do valor do jogo mas como uma representação da experiência que tive com Red Orchestra 2.

Sai do templ… do PixelHunt com:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: